O empresário Fábio Campos Assis gravou um vídeo comparando o avião que caiu no Amazonas a uma ‘lata de sardinha’. Fábio está na lista de passageiros da aeronave, divulgada pela empresa ManausAerotaxi. A gravação foi enviada para amigos no WhatsApp antes da queda.
"Pensa 'numa' lata de sardinha. Nossa Senhora. Moço do céu, aqui tá parecendo um forno", disse no vídeo.
O iPhone 12, lançado em 2021 após seu anúncio em 2020, enfrenta agora escrutínio internacional devido às preocupações com suas emissões de radiação. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que investigará se o nível de radiação emitida pelo modelo está em conformidade com as normas brasileiras. A Anatel informou que consultará a agência francesa ANFR para obter mais detalhes sobre o caso antes de tomar qualquer medida adicional.
Fábio é empresário e dono de uma distribuidora de bebidas em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Apesar da lista ter sido divulgada pela empresa de táxi aéreo, a Segurança Pública do Amazonas ponderou que só poderá confirmar os nomes das vítimas, após perícia nos corpos.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que todos os passageiros praticavam pesca esportiva e estavam a caminho do Rio Negro. Outro vídeo feito por Fábio e compartilhado nas redes sociais mostra os pescadores entrando em um avião momentos antes da queda, no Amazonas.
O acidente
O avião é um Embraer EMB-110 "Bandeirante" , com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. Ele decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era "regular".
Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente. O mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente. Segundo a Defesa Civil, chovia forte no momento da queda. Duas aeronaves que iriam pousar na pista de Barcelos antes do voo que acidentou cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.
O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, "a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear".
Os corpos foram levados para um ginásio da cidade e estão "devidamente acondicionados", segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Eles serão levados para o IML de Manaus para a realização de perícia. Um avião da FAB seguirá para Barcelos para a realização da perícia neste domingo (17).
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que foi acionada para investigar as causas do acidente.