O Ministério Público do Amazonas abriu investigação para apurar suspeita de desvio de vacinas após fotos de duas irmãs, de uma família que comanda uma das maiores universidades particulares da cidade, serem postadas na internet comemorando o fato de terem sido vacinadas. As duas são médicas, mas o que chama atenção é o fato de que elas foram nomeadas para cargos públicos na véspera e no dia do início da vacinação.
Isabelle Kirk Maddy Lins e Gabrielle Kirk Maddy Lins são filhas de Andrea Kirk Maddy Lima, que é casada com Nilton da Costa Lins Júnior, presidente da mantenedora da Universidade Nilton Lins, uma das maiores de Manaus.
As duas fizeram postagens nas redes sociais na última terça-feira (19), para comemorarem o fato de terem sido vacinadas apenas um dia após as primeiras doses de Coronavac terem chegado ao estado. As imagens geraram revolta nas redes sociais, com várias pessoas acusando as duas ‘furarem a fila’ da vacinação.
A suspeita é reforçada pelo Diário Oficial do Município (DOM), que trouxe no dia 18 de janeiro a nomeação de Gabrielle para um cargo comissionado na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, no dia seguinte (19), a nomeação da irmã. Ambas estão lotadas em cargos administrativos.
"Realmente eu sou médica sim, formada em maio de 2020, durante o primeiro pico da pandemia", escreveu Gabrielle em resposta a uma publicação que a acusava. "Desde a semana passada fui convidada para atuar na atenção primeira à covid, na nova UBS da prefeitura. E hoje durante meu plantão fui convidada a me vacinar juntamente com os demais médicos e enfermeiros das unidades. Realmente não propague fake news, isso é triste!", diz o texto.
Formadas na universidade do pai, Gabriele se registrou no Creman (Conselho Regional de Medicina do Amazonas) em 21 de maio do ano passado e Isabelle no dia 22 de dezembro.
Segundo a Prefeitura, elas estavam de plantão na UBS quando foram vacinadas porque a administração municipal decidiu começar a vacinação pelas unidades que atendem no período noturno.
*Com informações do jornal O Globo e do portal Uol