Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 12:43 - A | A

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2022, 12h:43 - A | A

PIRARUCU

Home pesca peixe de 113 quilos no dia de seu aniversário

g1 Rio Preto e Araçatuba

Um homem comemorou o aniversário de 41 anos pegando um pirarucu de 113 quilos no Rio Grande, em Cardoso (SP), na manhã de terça-feira (18).

Izael Gonçalves de Moraes Junior pesca profissionalmente há seis anos, com ajuda da esposa Cíntia de Fátima Moraes, mas diz que é a primeira vez que encontra uma espécie de 2,20 metros.

 

“Foi um troféu. Nunca tinha encontrado antes. Tenho um colega que já pescou vários. Ainda não tinha chegado a minha vez”, conta.

Izael e Cíntia costumam pegar 10 quilos de filé de peixe por dia. Os dois posicionam as redes na beira do rio e navegam de barco com as varas.

“O pirarucu deu 85 quilos. Nós já limpamos e vamos vender. Pensa em um bicho que deu trabalho para conseguir arrastar até o barranco e colocar no barco. Deu mais trabalho limpar do que a pesca”, brinca o homem.

Segundo Izael, o pirarucu deve começar a ser vendido com mais frequência na região, pois a espécie se alastrou pelo Rio Grande.

“Temos que pescar porque essa espécie come uns 25 quilos de peixe por dia. No meio do rio tem muito. Se a gente não pega, não encontra outros tipos”, afirma.

De acordo com a Polícia Ambiental, o pirarucu é considerado invasor. Portanto, a pesca é liberada no interior de São Paulo, inclusive durante a época da piracema, desde que todas as regras sejam respeitadas.

 
Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024