O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 revelou que as mortes violentas intencionais voltaram a crescer no primeiro semestre deste ano. A cada 10 minutos, uma pessoa foi assassinada no Brasil. Ao todo, 25.712 perderam suas vidas de forma violenta no período analisado.
De acordo com o documento, o número de vítimas é 7,1% maior que o registrado no ano passado.
Deste total, 3.181 pessoas perderam suas vidas durante intervenções policiais, um crescimento de 6% desse tipo de ocorrência. O documento também relaciona o número de policiais assassinados no país no período. Ao todo, 110 deles se tornaram vítimas de homicídio, um crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período em 2019.
O anuário também apresenta os números por tipo de crime violento. Neste primeiro semestre, o país registrou 21.764 de homicídios dolosos, quando o assassino teve a intenção de matar. O número é maior que o registrado no ano passado, quando o Brasil contabilizou 20.105 casos.
O crime de latrocínio, roubo seguido de morte, por sua vez, apresentou redução. Enquanto ano passando contabilizou 832 casos, este ano foram 719.
O delito de lesão corporal seguida de morte também apresentou redução. Em 2019 foram 407 casos. Este ano foram 375.
Na parte de Segurança Pública houve aumento no número de casos. Já são 110 policiais, entre civis e militares, assassinados só no primeiro semestre de 2020. Ano passado, no mesmo período, o país registrou 92. Também houve aumento no número de pessoas que perderam a vida durante ação policial: 3.181 este ano contra 3.002 no mesmo período analisado.
O documento menciona em nota descritiva que os dados foram coletados nas Secretarias de Estado de Segurança Pública e/ou Defesa Social, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Devido às particularidades de cada um desses órgãos, os dados referentes às mortes violentas decorrentes de intervenções policiais podem já estar contabilizadas no índice de homicídios dolosos. Por este motivo, a soma dos crimes detalhados pode ultrapassar o total levantado.