Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 16:58 - A | A

Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 16h:58 - A | A

LISTA NEGRA

Padres e pastores estão na lista do Comando Vermelho em MT

Lideranças religiosas de Cáceres (229 km de Cuiabá) e cidades vizinhas foram convocadas pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar para participar de uma reunião no 6º Batalhão, no município. No encontro, as autoridades policiais alertaram para o fato de os representantes religiosos estarem em uma “lista” como possíveis alvos de assaltos a residências por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Estadão Mato Grosso, a “lista” foi descoberta através de escutas telefônicas.

Segundo a fonte, durante as investigações, foi constatado que a quadrilha teria como público alvo pastores, padres e fiéis devido ao fato de essas vítimas serem, na maioria das vezes, pessoas mais "pacíficas’" e por não oferecem tanto resistência em uma abordagem criminosa.

Ainda segundo a fonte, esse grupo criminoso passaria alguns dias estudando as rotinas e os locais mais frequentados pelos alvos para elaborar o “plano perfeito”.

Durante o assalto, um dos integrantes da quadrilha ficaria responsável por render a vítima e seus familiares. Eles seriam mantidos reféns dentro da residência por cerca de 4 horas, tempo necessário para que outros criminosos conseguissem atravessar a fronteira da Bolívia com o carro furtado na ação. No país vizinho, os criminosos trocariam o veículo por entorpecentes que seriam traficados no Brasil.

De acordo com o que foi relatado pelo religioso, na reunião, as autoridades policiais pediram para que as lideranças religiosas ficassem mais atentas em suas rotinas diárias e alertassem também os seus fiéis. As informações obtidas pelo Estadão Mato Grosso são de que a quadrilha utilizaria de muita violência e pressão psicológica durante as ações criminosas.

O Delegado Wilson Santos Souza, reponsável na cidade, foi procurado pela nossa reportagem. Porém, até o momento não conseguiu se pronunciar sobre o fato, pois segundo informado, um escrivão da delegacia da cidade havia morrido de covid nesta manhã.

EM MENOS DE UM ANO

No mês de Abril de 2020, uma quadrilha invadiu o Seminário Bom Pastor, no bairro Jardim Padre Júlio. Na ação os padres ficaram cerca de 4 horas em poder dos criminosos sendo agredidos com coronhadas e chutes. Em uma ação conjunta a Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Fronteira e Força Tática da Polícia Militar conseguiram recuperar dois veículos que haviam sido roubados e prender quatro suspeitos.

Há cerca de dois meses um padre, que não terá sua identidade revelada, teve seu veículo modelo HB-20 roubado. O veículo ainda não foi recuperado.

Cuiabá MT, 14 de Outubro de 2024