No pior momento da pandemia da covid-19 para o Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deixou o cargo deste domingo (14), alegando problemas de saúde. Desde o começo da pandemia, Pazuello é o quarto ministro a deixar a pasta. A informação da saída do ministro foi divulgada pelo jornal O Globo.
O aumento no número de casos e mortes por covid-19 em todo o País levou à queda de mais um ministro da Saúde. Dessa vez foi o ministro Eduardo Pazuello, que alegou problemas de saúde e que precisaria de mais tempo para se reabilitar, segundo O Globo. Desde o início da pandemia, este é o quarto ministro que deixa o cargo.
Nos bastidores, há rumores de que a queda do agora ex-ministro da Saúde está relacionada a insatisfação dos novos aliados do governo federal, os deputados do chamado Centrão. O grupo estaria insatisfeito com a forma com que o ministério da Saúde vem sendo conduzido.
Outro fator que também é ligado a saída repentina de Pazuello é o pronunciamento do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, após suas condenações da lava-jato canceladas, por irregularida processual.
Para assumir a vaga no ministério da Saúde, O Globo alegou em sua reportagem que interlocutores do presidente já buscaram contato com dois médicos cardiologistas, sendo eles Ludhmilla Abrahão Hajjar, professora associada da USP, e Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Ontem, o país registrou 1.940 mortes por covid-19, em 24 horas. O total de óbitos atingiu 277.216 de perdas, o que levou a média móvel de mortes atingir um novo recorde, foram cerca de de 1.824 nos últimos sete dias.