Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 09 de Outubro de 2022, 17:07 - A | A

Domingo, 09 de Outubro de 2022, 17h:07 - A | A

ALERTA EM SORRISO

24 pessoas passam mal após inalar fumaça em incêndio de empresa de fertilizantes

g1

Nove bombeiros deram entrada em uma unidade de pronto atendimento (UPA), neste domingo (9), após passarem mais de 10 horas combatendo um incêndio de grandes proporções no armazém de uma empresa em Sorriso, no médio-norte do estado, de acordo com a prefeitura. Eles apresentaram sintomas como náuseas e dor de cabeça.

Ao menos 15 pessoas também tiveram sintomas leves e procuraram a UPA, foram medicadas e depois liberadas, segundo a administração.

 

A Defesa Civil emitiu alerta para que os moradores permanecessem em casa com janelas fechadas por causa da possível toxicidade no ar. A perícia ainda analisa os materiais que foram consumidos pelas chamas que possam representar risco à saúde.

Incêndio atinge armazém de empresa de Sorriso — Foto: Cedida

Incêndio atinge armazém de empresa de Sorriso — Foto: Cedida

Ao g1, o comandante do Corpo de Bombeiros, Daniel Alves, disse que apenas um dos militares chegou a passar mal e sentir falta de ar, sendo levado de imediato ao atendimento médico. Já a equipe, segundo ele, foi atendida como forma de prevenção.

Segundo os bombeiros, a fumaça foi dispersada após a chuva e as intensas rajadas de vento na região. O sentido do vento levou a fuligem para longe do distrito de Primaverinha, que fica nas proximidades de Sorriso.

A corporação ainda orientou a população a procurar uma UPA sob qualquer sintoma de intoxicação.

O combate às chamas contou com uma força-tarefa de 48 pessoas, sendo 34 do Corpo de Bombeiros e 14 voluntários, com apoio de 14 viaturas e três pás-carregadeiras.

A transportadora divulgou uma nota informando que o galpão atingido pelo fogo armazenava sementes e não defensivos como foi a primeira suspeita. Informou ainda que conta com uma brigada de incêndio que prestou auxílio aos bombeiros.

Nota de empresa na íntegra

Comunicamos a ocorrência de um incêndio parcial em uma de nossas operações na cidade de Sorriso/MT. O incêndio ficou restrito ao armazém de sementes e produtos não tóxicos. Possivelmente a fumaça percebida é originária da queima das embalagens plásticas e materiais das câmaras frias das sementes.

As operações de defensivos agrícolas estão completamente preservadas em outro armazém que mantem uma distância maior de 50 metros do armazém atingido.

O Corpo de Bombeiros e Equipe de da Luft estão neste momento finalizando os trabalhos de rescaldo e contenção. Agradecemos o trabalho do corpo de Bombeiros e as manifestações de solidariedade de toda a comunidade Sorrisiensse e do Agronegócio. Tão longo tenhamos maiores informações atualizaremos por meio de novos comunicados.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024