Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino de Rondonópolis (Case), em parceria com a Vara da Infância e Juventude da mesma cidade, confeccionam camas pets com reciclagem de pneus velhos descartados.
As atividades fazem parte do projeto “Reciclando a Vida”, iniciativa do educador físico e analista do Sistema Socioeducativo, Hadock Cavalheiro. É ele quem recolhe os pneus velhos, que seriam descartados no meio ambiente.
As camas pets são produzidas por encomendas, mas até ficarem prontas elas passam por etapas como a lavagem, montagem, pintura e finalização, feitas pelos adolescentes do Case Rondonópolis.
Participam do projeto até 3 adolescentes, quando algum deles cumpre todas as medidas para sair do Centro Socioeducativo um outro jovem é ingresso no projeto.
Para o adolescente que participa do Reciclando a Vida tem a atividade contada no Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento utilizado pelo Centro com metas estabelecidas para os jovens cumpram.

Projeto que ajuda o meio ambiente e aos adolescente do socioeducativo carece de recursos para manutenção
Para Robson Machado, gerente Regional do Case Rondonópolis, o projeto consiste na responsabilidade social, já que a matéria-prima das camas pets são pneus velhos que seriam descartados no meio ambiente, bem como na profissionalização do adolescente, já que ele aprende uma forma de adquirir fonte de renda capaz de suprir suas necessidades.
O projeto ainda sofre com a falta de recursos para sua manutenção. De acordo com Machado, faltam materiais como tintas, espumas, tecidos e demais itens utilizados no projeto. O valor arrecadado com a venda das camas é revertido em compra desses materiais e em demais projetos, a exemplo do “Compartilhando Experiências”, na confecção de pães, bolos e pizzas.
*Sob supervição do jornalista Tarley Carvalho