O Aeroporto Internacional de Cuiabá - Marechal Rondon, está próximo de receber o título de internacional. Isso porque falta somente a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária que administra o terminal, todos os órgãos necessários já aprovaram a internacionalização e agora aguarda análise da Anac.
Por meio de nota, a COA disse que o aeroporto está próximo de ser oficialmente reconhecido como apto a operar voos internacionais. Os órgãos que já aprovaram, foram: Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal.
A concessionária já encaminhou à Anac as informações necessárias para o prosseguimento do processo específico para emissão da Portaria de internacionalização do Aeroporto.
Para poder entrar com processo de certificação internacional, o aeroporto passou por obras de requalificação com investimentos de R$ 280 milhões, que garantiram a modernização e ampliação das áreas de embarque e saguão, a instalação de novos equipamentos como esteiras de bagagem, elevadores de carga e escadas rolantes, além de implantação de novos sistemas de climatização, controle de infraestrutura e operação aérea, e sistema de informação de voos.
Agora, a Anac analisa os dados para concluir o processo de internacionalização. A próxima etapa será a emissão da Portaria de Internacionalização, que é o documento oficial que reconhece o aeroporto como apto para operar voos internacionais.
O objetivo de internacionalizar o aeroporto é aproximar o Brasil do mercado andino. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, cogita uma rota partindo de Cuiabá para Santa Cruz, na Bolívia, e de lá voos direto para Miami nos Estados Unidos.