A aplicação da 2ª dose da vacina Coronavac foi suspensa em Cuiabá nesta segunda-feira (17). A prefeitura informou que a imunização só deve ser retomada quando a nova remessa do imunizante por parte do governo federal, seja entregue. A previsão é que isso ocorra nesta terça-feira (18).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Um dos motivos apontados para suspensão, é a falta de vacinas e a imunização de 2,5 mil pessoas de outros municípios em Cuiabá. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontou que vinha reservando a 2ª dose para aplicação, no entanto, detectou perda técnica. "Os frascos que deveriam conter 10 doses estão contando, na verdade, com nove doses, o que foi observado em todas as regiões do Brasil".
No momento, a capital dispõe de doses para aplicação em pacientes renais, que fazem tratamento nas clínicas de hemodiálise. Por esse motivo, a vacinação no polo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ficará fechado.
Leia nota na íntegra:
Em relação à segunda dose da vacina Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde informa que:
- Dispõe apenas do quantitativo necessário à aplicação dos pacientes renais, que fazem tratamento nas clínicas de hemodiálise de Cuiabá.
- Diante disso, a aplicação de segunda dose de Coronavac em outros públicos, bem como o funcionamento do polo de vacinação no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficarão temporariamente suspensos, até que chegue nova remessa do imunizante por parte do governo federal, previsto para ocorrer na terça-feira (18).
- A SMS destaca que vinha reservando a segunda dose dos munícipes, no entanto, detectou perda técnica, uma vez que os frascos que deveriam conter 10 doses estão contando, na verdade, com 9 doses, o que foi observado em todas as regiões do Brasil.
- Além disso, conforme já divulgado, diante da falta da Coronavac em diversas partes do país, mais de 2,5 mil pessoas de outros municípios conseguiram se vacinar em Cuiabá, prejudicando a conclusão do esquema vacinal de quem tomou a primeira dose na Capital.
- A Pasta já solicitou reposição junto ao Estado, tanto das perdas técnicas quanto das doses aplicadas em pessoas de outros municípios, e reforça que vem tomando todas as medidas para garantir a imunização dos cuiabanos.