Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 17 de Fevereiro de 2024, 23:02 - A | A

Sábado, 17 de Fevereiro de 2024, 23h:02 - A | A

PRATA DA CASA

Atletas de MT representarão o Brasil no Pan-Americano de Cross Country

Amanda Monteiro | Secel-MT

Os atletas Jânio Marcos Varjão e João Pedro Alves, do município de Barra do Garças (512 km de Cuiabá), vão representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, na cidade de San Juan Opico, em El Salvador, no dia 24 de fevereiro. Ambos são beneficiados pelo Projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que viabiliza bolsas a atletas e treinadores para incentivar o alto rendimento e o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso.

A competição é a classificatória para o mundial de Cross Country, que será realizado no dia 30 de março, na cidade de Belgrado, na Sérvia. 
 
Disputando os 10 km na categoria adulto, Jânio destacou a importância de participar da competição.

“Estou vindo de uma preparação intensa e essa será a nossa primeira prova pensando em 2024, um ano cheio de competições no calendário. Estou bastante animado em representar o Brasil e meu Estado, Mato Grosso, e, é claro, focado na vaga para o mundial na Bélgica”, afirmou.

Em sua quarta competição internacional, João Pedro vai correr os 8 km pela categoria sub-20.

“Representar o Brasil no campeonato é uma grande responsabilidade e eu estou preparado para levar o meu país, meu Estado e minha cidade ao pódio. Quero agradecer ao meu treinador por me ajudar a chegar tão longe e ao Governo de Mato Grosso, que tem não só me incentivado, mas a todos os atletas que buscam levar o nome do Estado para o mundo”, destacou.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, os atletas estão preparados e possuem boas expectativas.

"Os dois têm potencial para vencer as provas e conquistar vaga no mundial. Acreditamos muito no trabalho do professor Sivirino e no desempenho dos meninos. Estamos trabalhando para que o OlimpusMT permita que cada vez mais atletas, como eles, realizem seus sonhos”, declarou o secretário. 

O técnico dos atletas, professor Sivirino, diz que é fundamental ter um Estado que apoia e acompanha o recorde pessoal de cada atleta e município.

“O auxílio da bolsa ajuda nas despesas de rotina, dando uma estabilidade maior aos atletas. Quero agradecer ao Governo do Estado, que através da Secel, tem esse olhar diferenciado para o nosso esporte”, ressaltou.

 
 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024