Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 18 de Setembro de 2022, 10:24 - A | A

Domingo, 18 de Setembro de 2022, 10h:24 - A | A

PROFISSIONALIZAÇÃO

Aulas da 2ª Edição do programa ‘Qualifica Mulher’ começam nesta segunda-feira (19)

Carolina Miranda | Prefeitura de Cuiabá

Os cursos ofertados na 2ª Edição do programa ‘Qualifica Mulher’ começam nesta segunda-feira (19) em algumas unidades socioassistenciais do município. A ação é promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Até o momento já foram contabilizadas 363 inscrições.

Aos interessados em participarem dos cursos de qualificação profissional, restam ainda vagas em algumas áreas profissionalizantes. Para se inscrever, basta procurar uma das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI) ou Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), mais próximos das residências.

 

As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento das vagas de cada curso oferecido. Os documentos exigidos são RG e CPF, comprovante de endereço atualizado, cartão do Número de Identificação Social (NIS). Em alguns casos, se for maior de 16 anos, dependendo da área escolhida, deve apresentar o nível de escolaridade. “Mediante turmas fechadas, pois são apenas 20 vagas para cada opção, os demais ficaram inscritos no cadastro reserva, caso haja alguma desistência”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Nessa 2ª Edição do programa voltado exclusivamente para a qualificação profissional de mulheres, a população em situação de rua também terá a oportunidade de se qualificar. Serão ofertados cursos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop e na Unidade de Acolhimento Terapêutica e Ambiental -ATAP. “Essas duas unidades vão atender especificamente a população em situação de rua. Sendo assim, não necessitam se deslocar às unidades de Cras, CCI e Creas para realizarem as inscrições”, informou a secretária.

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.

CRONOGRAMA

Os primeiros cursos oferecidos e com início das aulas previstos para a segunda quinzena de setembro, são: Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure (19 a 30), das 08 às 12 horas, a Unidade de Acolhimento para Adultos ‘Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso- ATAP. Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras, do bairro Tijucal, será ofertada a qualificação na mesma área (19 a 30), das 08 às 12 horas. Nessa mesma unidade, terá também o curso de Designer de Sobrancelhas (19 a 30), no período vespertino, das 13 às 17 horas.

No Centro de Convivência dos Idosos Aidêe Pereira, as mulheres terão a oportunidade de aprender como produzir pães e salgados. O início do curso será na próxima segunda-feira (19) e com término previsto para o dia 30 desse mês. As atividades serão ministradas sempre no período vespertino, das 13 às 17 horas. Esse mesmo curso de Produção de Pães e Salgados será realizado na unidade de acolhimento ATAP, das 13 às 17 horas.

Noções e técnicas quanto ao preparo de bolos e tortas será ministrada na unidade do CCI Aidêe Pereira, no bairro Novo Horizonte. As aulas começam no dia 19 e com término previsto para o dia 30, das 08 às 12 horas.

A partir do dia 20 de setembro, terá curso de Técnicas de Depilação, na unidade do Cras, no bairro Pedregal. O encerramento está previsto para o dia 06 de outubro, e as aulas serão ministradas sempre das 08 às 12 horas.

Designer de sobrancelhas e depilação egípcia será executado na unidade do Cras do bairro Jardim Araçá. As aulas iniciam no dia 20 e terminam no dia 03 de outubro. As aulas serão sempre das 08 às 12 horas.

Preparo de bolos e tortas acontecerá no Cras do bairro Jardim Araçá, a partir do dia 20 até o dia 03 de outubro. Sempre no período matutino, das 08 as 12 horas.

“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá porque ela oportuniza às pessoas deixar a dependência do Poder Público. Claro que são extremamente importantes os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou a secretária.

Referência

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da atual administração e tem se tornado referência nacional com premiações de expressão e case para outras esferas públicas, como o Governo Federal que lançou o ‘Qualifica Mulher’, espelhado na versão cuiabana, e irá atender 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024