As aulas presenciais nas escolas estaduais de Mato Grosso não retornarão neste ano. O comunicado foi feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta sexta-feira (23).
Em nota, o Executivo destaca que a decisão levou em consideração a situação sanitária da pandemia do novo coronavírus e as orientações de saúde.
As aulas da rede pública estadual serão concluídas neste ano de forma não presencial e irão até o dia 18 de dezembro. A participação dos alunos nas aulas online ou através da distribuição de apostilas é obrigatória.
Os professores continuarão desempenhando suas funções em teletrabalho.
“O atendimento realizado pela equipe gestora nas escolas e no órgão central (SEDUC) continuam de forma presencial, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 662, de 6 de outubro de 2020”, diz trecho da nota.
As aulas estão suspensas em Mato Grosso desde março por causa da pandemia do coronavírus. A Seduc estudava a possibilidade de retornar as aulas presenciais para os alunos do terceiro ano do ensino médio, no entanto, com essa decisão os planos foram por água abaixo.
A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, comentou que havia um estudo na pasta sobre a possibilidade para o próximo ano aumentar a carga horária dos alunos para que eles em um ano possam concluir duas séries.
Marioneide vai deixar a Seduc na próxima sexta-feira (30). O secretário adjunto executivo, Alan Porto, vai assumir o comando da pasta.
Veja a nota do governo na íntegra:
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, levando em consideração a situação sanitária da pandemia da Covid-19 e as orientações de saúde, comunica que:
1. As aulas da rede pública estadual de ensino serão concluídas neste ano de 2020 de forma não presencial e irão até o dia 18 de dezembro. Ou seja, não haverá retorno de estudantes para aulas presenciais nas escolas neste ano;
2. Os professores da rede estadual continuarão a desempenhar as funções em teletrabalho. A portaria que irá regrar essa norma será publicada no início da próxima semana;
3. O atendimento realizado pela equipe gestora nas escolas e no órgão central (SEDUC) continuam de forma presencial, conforme estabelece o Decreto Estadual nº 662, de 6 de outubro de 2020;
4. A Secretaria de Educação esclarece que é obrigatória a participação dos alunos nas aulas, que continuam sendo ministradas na forma não presencial, seja com a distribuição de material didático impresso, ou por meio de plataforma online.