Imagens da seca na Baia de Chacororé, localizada em Barão de Melgaço (113 quilômetros de Cuiabá) e a maior do Pantanal mato-grossense, impressiona pela severidade deste ano. A estiagem secou a baía que deveria ocupar cerca de 11 mil hectares de terra alagada.
'É possível caminhar até o centro da baía sem se molhar'. Esta foi a imagem registrada pelo agente do meio ambiente, Jairo Marques, que ficou impressionado com a severidade da seca deste ano.
Há 10 anos, a baía passou por uma situação semelhante. Quando as ilhas e animais do alagado eram facilmente vistos, em razão da pouca água.
Naquela época, a seca em Chacororé foi atribuída à destruição de uma barragem, construída para conter o fluxo de água de Chacororé para Siá Mariana. A danificação da estrutura foi feito para facilitar a passagem dos barcos, mas tornou-se uma espécie de ralo, que, em 2010, sugou boa parte da água de baía.
Neste sábado (17), a reportagem solicitou um posicionamento sobre a situação da baía à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), mas até a publicação desta notícia não deu retorno.