Amantes da leitura e do conhecimento passam a contar com mais um espaço cultural em Cuiabá. No final da tarde desta quinta-feira (26), foi inaugurada a Biblioteca Attílio Ourives, localizada na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. A solenidade de inauguração contou com a participação de membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, servidores da instituição, integrantes da magistratura, da advocacia e do Conselho Estadual de Educação, entre outros.
“Esta biblioteca é mais do que um espaço, ela é a materialização de um legado de compromisso com o conhecimento, a justiça e a educação. Que esta biblioteca sirva como um farol de luz em nossa comunidade, iluminando o caminho para um futuro melhor”, ressaltou o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, promotor de Justiça Antonio Sérgio Cordeiro Piedade.
O subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho, enfatizou que o espaço servirá de estímulo ao estudo e ao aperfeiçoamento. Lembrou que Attílio Ourives, homenageado com o nome dado à biblioteca, foi procurador de Justiça e a sua trajetória tem relação com a educação e o Ministério Público.
Mato-grossense, o homenageado faleceu em dezembro de 2016, aos 82 anos de idade. Filósofo, pedagogo e jurista, Attílio Ourives tornou-se promotor de Justiça em 1976 e foi um dos fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo sido, inclusive, reitor da instituição.
Presente na solenidade de inauguração da biblioteca, a filha do homenageado, Eremita Laura Ourives, destacou que seu pai foi professor na maior parte da sua vida. Filho de família humilde, ela lembra que o procurador de Justiça se destacava pela humildade, inteligência e generosidade.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estiveram a diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos; o diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia, Giovane Santim; o presidente do Conselho Estadual de Educação, conselheiro Gelson Menegatti Filho; a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki; a subprocuradora-geral de Justiça Administrativo, Claire Voguel Dutra; o presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Mauro Benedito Pouso Curvo; o presidente do Sindicato dos Servidores do MPMT, Eziel Santos; a viúva do homenageado, Janete da Silva Ourives; e o secretário-geral do MPMT, promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza.
Acervo
O espaço de leitura e estudos foi instalado em uma área aproximada de 303m², e o projeto foi idealizado pelo Departamento de Engenharia (Denge) do MPMT. O layout da Biblioteca Institucional inclui painéis que usam vidro e aço inox. O acervo conta atualmente com 1.200 obras nas áreas do Direito, Filosofia, Sociologia, Cultura, Literatura, Psicologia, Saúde, Antropologia, Ciências Sociais, dentre outras.
O Regimento Interno da Biblioteca do Ministério Público do Estado de Mato Grosso estabelece que o acesso ao empréstimo bibliográfico será permitido, sem ônus, aos membros, servidores e estagiários do MPMT, mediante prévio cadastramento. Ao público em geral e comunidade externa, será permitida a utilização do espaço físico e consulta bibliográfica no local, sendo vedado o empréstimo domiciliar.