Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 10:26 - A | A

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024, 10h:26 - A | A

"MUITO PERIGOSO"

Blairo Maggi revela parceria entre fazendeiros para combater incêndios

Da Redação

O ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, contou que ele e outros fazendeiros vivem de cooperativas para evitar estragos com os incêndios neste momento de seca. Na última segunda-feira, 9, no Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap 2024), Maggi revelou que eles se juntam para apagar os focos de incêndios nas fazendas vizinhas. Além disso, Blairo relembrou que Mato Grosso já passou por uma seca por volta de 30 anos atrás.

“Essa semana, aqui no Itiquira, a fazenda de um amigo nosso pegou fogo à noite e até queimou um barracão de algodão. Todas as fazendas da região do Itiquira correram lá para ajudar. E é assim que funciona. E aí a pergunta é, tem tido problema? Tem, tem entrado fogo em tudo quanto é lado, está muito seco, muito perigoso”, disse.

Ele disse que participou de uma reunião na empresa Amaggi e recomendou para todos os funcionários tomarem cuidado com o período de seca, atenção redobrada e sempre verificar o sistema de agua nas cisternas. Isto para evitar qualquer desabastecimento em algum momento que for necessário utilizar a água no combate ao incêndio.

Além de contar sobre os cuidados tomados nas fazendas e empresas, Maggi explicou que já viu uma seca semelhante a esta há 30 anos, quando o fogo devastou um grande espaço de floresta nativa em Mato Grosso.

“Eu acho que vi há uns 30 anos atrás, tivemos um período muito seco, entrou fogo inclusive nas florestas, ali em Matupá, Peixoto, aquela região que não era cerrado, era floresta. Se você passava o fogo, estava andando dias e dias por dentro da floresta. Então assim, essas coisas são cíclicas, né? Elas acontecem e a gente tem que estar preparado para fazer os combates”, finalizou.

 
Cuiabá MT, 11 de Outubro de 2024