Cuiabá, 22 de Julho de 2024
Icon search

Cáceres

Cidades Domingo, 23 de Junho de 2024, 10:13 - A | A

Domingo, 23 de Junho de 2024, 10h:13 - A | A

31 MILITARES EM CAMPO

Bombeiros controlam incêndio em Poconé e seguem combatendo fogo em Cáceres

Da Redação

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu controlar, neste sábado (22.06), o incêndio florestal que atinge a área da Fazenda Cambarazinho, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), e segue combatendo o incêndio que atinge o Pantanal em Cáceres (a 220 km da Capital).

De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), com a atuação intensiva de combate ao incêndio em Poconé, os militares conseguiram confinar o fogo nas áreas dos aceiros que foram preparados pela equipe com o auxílio de máquinas.

Agora, os bombeiros fazem o trabalho de rescaldo e monitoramento, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira e atinja outras áreas.

Para o combate ao incêndio na Fazenda Cambarazinho, o Corpo de Bombeiros conta um helicóptero do Ciopaer para apoio logístico e um avião da Defesa Civil Estadual para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.

Já em Porto Conceição, o Corpo de Bombeiros conta com o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), e segue no combate direto ao fogo, nos pontos em que é possível o acesso, além do trabalho de construção de aceiros para impedir o avanço das chamas.

O Batalhão de Emergências Ambientais faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado com satélites para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo.

INCÊNDIOS EXTINTOS

Até este sábado, o Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães. O incêndio começou na tarde de terça-feira (18.06) na região do Lixão e foi considerado extinto na madrugada de quarta-feira (19).

FOCOS DE CALOR

Em Mato Grosso, são 51 focos de calor registrados neste sábado, conforme última checagem às 18h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 25 focos se concentram na Amazônia, 18 no Cerrado e 8 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

 
 
 
 
 
Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024