Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 11:16 - A | A

Terça-feira, 15 de Novembro de 2022, 11h:16 - A | A

ASTRONAUTA PELO MUNDO

Cachorro de três patinhas vai conhecer o Brasil após ser adotado

Patrícia Neves | Prefeitura de Cuiabá

Nauta (como é chamado carinhosamente) se prepara para viver uma grande aventura em poucos dias. Ao lado de sua irmã, Tieta, o cãozinho de cerca de cinco anos irá percorrer o Brasil, junto com os tutores, os jornalistas Lucas Bólico e Isabela Mercuri.

Resgatado de maus tratos pela Prefeitura de Cuiabá (via Diretoria de Bem Estar Animal) em 2021, ‘Astronauta’ (ou só ‘Nauta’ para os mais próximos) deixou de ser um número de uma cruel estatística, e hoje tem uma vida repleta de carinho, com caminha quentinha, ração e muitos, muitos passeios.

 

Isabela e Bólico contam os minutos para dar o 'start' em um ano sabático, que terá início entre os dias 27 e 28 de dezembro de 2022. O casal aventureiro irá percorrer o Brasil a bordo da ‘Cuiabana’ (uma Kombi especialmente estruturada para dar suporte à viagem), juntamente com Nauta e Tieta. Os dois cães terão caminhas, além de cinto de segurança para que possam viajar tranquilamente. A aventura poderá ser conferida na rede social @pelos.brasis.

História de Amor

Astronauta foi ‘encontrado’ por Isabela num cantinho de uma foto de doguinhos para adoção. A amiga do casal, a jornalista Naiara Leonor, que já tinha a experiência de adoção (do Purê, um vira-latinhas caramelo que é puro charme e que também estava no canil da Prefeitura de Cuiabá), teve papel fundamental para o final feliz.

Inicialmente, a ideia do casal era a de adotar uma cadelinha, mas em uma fotografia apresentada por Naiara, havia um cachorrinho escondido num cantinho. A imagem não saiu da cabeça do casal...

Em 2021, após visitar o canil da Prefeitura, Astronauta ganhou uma família, que conta com a irmã Tieta (também fruto de adoção por meio de um ong de proteção animal).

Astronauta foi abandonado por seus donos anteriores após ser atropelado. O animal foi deixado com a pata quebrada e ‘pendurada’. Graças aos vizinhos dos antigos tutores, foi resgatado pela Diretoria de Bem Estar. Na sequência, ele passou por cirurgia e teve a pata amputada. Tratado, foi colocado à disposição de novos tutores.

“Eu ganhei a Tieta na pandemia, em 2020, no meu aniversário. Como somos jornalistas, trabalhávamos em casa. Tudo era muito triste. Muitas mortes, a doença, a mudança por causa da pandemia. A Tieta chegou e nos deu sentido de novo. Ela encheu a casa de alegria e também destruiu tudo que podia também’, conta aos risos, Isabela.

Meses depois, o próximo passo foi encontrar um irmão para a cadelinha. E o Nauta chegou. “Ele é um amor. Adaptou-se muito bem a viver em apartamento. É um animal tranquilo. Ele faz tudo com as três patinhas. Eu fico pensando em como as pessoas conseguem ser tão ruins? Não existe diferença entre ter um cão de raça ou não. Eles são super amigos, fiéis. É preciso que as pessoas tenham consciência de que adotar um animal exige responsabilidade, cuidados. Não são objetos que podem ser descartados”, desabafa.

Políticas Públicas

Reconhecida por ser uma gestão pautada pelos cuidados com os animais, a administração Emanuel Pinheiro - em seis anos - aprovou oito leis específicas à proteção animal. Apesar de todo o trabalho, é impossível que somente o poder público consiga suprir toda a demanda de atendimento. Estima-se que mais de 18 mil animais estejam nas ruas.

De janeiro até hoje, a Diretoria de Bem Estar já promoveu várias feirinhas de adoção em que 155 animais ganharam lares e tutores.

"É com muita alegria que temos a satisfação em saber que um de nossos animais, fruto de resgate, tem um lar, uma família de verdade. Para nós, da Prefeitura de Cuiabá, é um orgulho imenso poder contemplar o fruto do nosso trabalho, uma vez que trata-se de animais que necessitam mais do que cuidados físicos, mas emocionais, de amor e carinho. O nosso desejo é que todos tenham um final feliz, fator este motivador para que possamos dar sequência nas políticas públicas de defesa à causa animal no município. Estamos de portas abertas para fazer o nosso melhor a cada dia, salvando vidas", disse Beatriz Sena, titular da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA).

Como faço para adotar um pet?

Interessados podem agendar visitas no canil municipal, por meio do telefone: 0800 647 7755. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024