Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 10:33 - A | A

Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 10h:33 - A | A

SAÚDE DA MULHER

Campanha Outubro Rosa realiza mais de 300 atendimentos no bairro Tijucal

Roberta Penha | Prefeitura de Cuiabá

A palestra sobre a importância do autocuidado, ministrada pela psicóloga Maria Alice Mondin Stopa, abriu o dia de atividades voltadas à campanha Outubro Rosa no último sábado (15), no Centro de Saúde do Tijucal. Com uma bela decoração em tons de rosa, a unidade recebeu várias mulheres da região, que aproveitaram o sábado para cuidar da saúde.

“O fato de vocês estarem aqui hoje demonstra que estão buscando o autocuidado. A mulher cuida de tudo dentro de casa: dos filhos, do marido, da mãe, da sogra, mas às vezes esquecem de se cuidar também. Se vocês não se cuidarem, não conseguirão cuidar de ninguém. Não apenas no Outubro Rosa, mas todos os dias da vida de vocês. Hoje eu tenho uma doença autoimune e sei que fui responsável pela minha doença, porque não me cuidei. Trabalhava em 3 lugares, às vezes não almoçava, não ia descansar, levava trabalho para casa atendendo online e não cuidava de mim. Se eu tivesse prestado atenção aos primeiros sinais, talvez a doença não tivesse evoluído tanto e causado sequelas em mim. Por isso é muito importante que vocês se cuidem, prestem atenção a qualquer mudança no seu corpo e procurem atendimento médico”, enfatizou a psicóloga.

 

Além da palestra a unidade ofereceu vários atendimentos para as mulheres. Na ocasião foram realizados 44 encaminhamentos para mamografia, 36 testes rápidos, 41 atendimentos médicos, 63 exames de CCO, 51 atendimentos de auriculoterapia e 116 atendimentos odontológicos. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desta ação, pois pudemos proporcionar a estas mulheres vários atendimentos durante o sábado. Sabemos que muitas vezes elas têm dificuldades de vir durante a semana, por isso a importância deste dia”, comentou o coordenador técnico da Atenção Primária, Wilson Cutas.

A servidora pública estadual Rosali Regina Rosa esteve na unidade do Tijucal para fazer o exame preventivo e receber orientações de saúde. “O evento Outubro Rosa é importante pois chama a atenção das mulheres para que se cuidem, para que olhem para a própria saúde. O SUS oferece muitos tipos de tratamentos, mas nós temos que buscá-los. Sou usuária desta unidade e sempre sou muito bem atendida”, elogiou.

A Secretaria de Saúde intensificou a ação do Outubro Rosa aos sábados nas regionais, mas, as ações acontecem também no decorrer da semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde, onde cada UBS tem autonomia para idealizar a programação que inclui exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. A população pode procurar a UBS que estiver mais próxima da sua residência.

AGENDA DE EVENTOS - OUTUBRO ROSA

22/10 – Altos da Serra

22/10 – Clínica da Família

27/10 – UBS Guia (Rural)

 
Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024