Cuiabá, 10 de Setembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 12:12 - A | A

Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 12h:12 - A | A

ELEIÇÃO NA UFMT

Candidata a reitora propõe "humanização da UFMT" e fala em criar central de estágios

Da Redação

Professores do Departamento de Física e Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Iramaia De Paulo e Alex Neves Jr. protocolaram nesta manhã de sexta-feira, 3 de novembro, a chapa "Abrace a UFMT", para disputar a eleição da reitoria da Instituição. A eleição ocorrerá no dia 6 de março de 2024. As inscrições para a disputa estão sendo realizadas na Associação dos Docentes da Universidade Federal (Adufmat) até às 15h. 

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT, Iramaia conta que a chapa encabeçada por ela não pretende ser oposicionista às outras três chapas concorrentes, mas sim de posição. Segundo ela, a proposta principal do seu grupo é humanizar a comunidade acadêmica.

 

"Nós somos uma chapa de posição e estamos construindo uma proposta a partir das demandas que têm sido apresentadas para nós pela comunidade acadêmica de quatro vertentes importantes que sustenta a universidade, humanamente a partir dos docentes, discentes, servidores técnicos e administrativos, e também dos nossos aposentados e pensionistas. Sendo assim, estamos ouvindo essas pessoas, estamos fazendo diagnóstico muito profundo da universidade e, por incrível que pareça, a coisa mais determinante que nos tem sido trazido é a falta de humanização da UFMT”, pontuou.

“Então, a nossa chapa vem com uma proposta de pensar as nossas relações humanas dentro da universidade, de cuidar das pessoas, porque, na nossa concepção, as instituições são as pessoas. As nossas propostas têm todas as perspectivas de um avanço na pesquisa, no ensino e na extensão na administração", completou.

Iramaia também destaca a necessidade de colocar a instituição em destaque no cenário nacional novamente.

"Precisamos projetar a universidade novamente e para que ela volte a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional. A UFMT também se afastou da sociedade nos últimos tempos. Isso que estou dizendo é a percepção que tem chegado até a nós”, afirmou.

A candidata também defende que a universidade busque novas fontes de recursos para estruturar seu orçamento, por meio de parcerias com entidades privadas ou emendas parlamentares. Ela propôs ainda a criação de uma central de estágios, para melhorar o relacionamento com o setor privado e garantir melhor adaptação dos egressos ao mercado de trabalho.

“Eu tenho que trabalhar com aquilo que me chega, mas eu tenho também que buscar outros recursos para instituição. De outras fontes, por exemplo, de emendas parlamentares ou parcerias público-privadas, pois, essa parceria com o privado seria porque formamos os nossos jovens para inserção no mundo do trabalho então a gente precisa ter uma interlocução cidade com as empresas, com o mundo privado, porque é lá que eles vão atuar. Então uma coisa que nós precisamos fazer aqui é estreitar essas relações, principalmente no que diz respeito a uma central de estágios", propôs a candidata.

O candidato a vice-reitor, Alex Neves, que atua como chefe do Departamento de Engenharia da UFMT, conta que a proposta da chapa não é apontar os erros dos outros ou falar mal de alguém, mas de ser uma alternativa diferente.

"Essa alternativa diferente é aquilo que está bom, sempre é possível melhorar. E aquilo que eventualmente não esteja bom é construirmos em conjunto às soluções. Acho que o atual reitor, o Evandro, deu o melhor que ele podia dar de si e continua dando. Não temos nada contra a atual gestão, pelo contrário, sempre queremos estar dispostos a contribuir. O que nós queremos é dar uma nova alternativa, ser uma alternativa diferente a tudo aquilo que está acontecendo", concluiu.

 
Cuiabá MT, 10 de Setembro de 2024