O governo do Estado decidiu mudar o método de testagem utilizado no Centro de Triagem da Arena Pantanal. Conforme divulgado nesta terça-feira (26), os profissionais passarão a usar um teste de antígeno, considerado mais confiável do que o teste de anticorpos que era usado até então.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que a mudança é uma forma de reduzir o percentual de falsos negativos. Contudo, ele não soube informar qual o percentual de testes rápidos que dava resultados falsos, questionamento que já havia sido feito pelo Estadão Mato Grosso em dezembro de 2020.
“O teste rápido que utilizamos será substituído pelo [teste] de antígeno, que é muito mais seguro, praticamente certeiro na avaliação. Este é aquele feito com cotonete e traz uma melhoria de qualidade substancial, com maior assertividade”, explicou.
Segundo o secretário, o novo teste é melhor do que o PCR, considerado ‘padrão ouro’ para detecção do novo coronavírus. O novo teste entrega o resultado em apenas 15 minutos, ao passo que o PCR pode levar até uma semana para ser concluído.
Os usuários do Centro de Triagem não devem notar muita diferença, já que o tempo de espera dos testes rápidos também girava em torno de 15 minutos para apresentação do resultado.
O Centro de Triagem completou a marca de 100 mil pessoas atendidas desde a sua inauguração. O local fornece serviços de atendimento inicial a casos de covid-19, como forma de ajudar na atenção básica da Baixada Cuiabana.