Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 10:08 - A | A

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022, 10h:08 - A | A

‘PANTANAL À MÃO’

Ceramistas expressam leituras do Pantanal em nova exposição do Sesc Arsenal

Assessoria de Imprensa | Sesc Arsenal

Traduzir a pluralidade cultural da maior planície alagável do mundo por meio da cerâmica é o desafio dos 22 artistas que expressam suas leituras materiais na exposição ‘Pantanal à Mão’ que ocupa a galeria do Sesc Arsenal, em Cuiabá, a partir desta quinta-feira (29), às 18h.

A coletânea de obras selecionada pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc, apresenta diferentes técnicas que capturam as formas encontradas na natureza com o olhar de cada autor que integram o Coletivo Ceramistas do Mato.

 

O diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato, fala que a instituição busca valorizar as belezas, o encantamento e os mistérios que o Pantanal reserva nas peças expostas. “Convidamos a todos para viver essa experiência que despertará os sentidos a partir dessa imersão visual”, diz o gestor.

Jac Barroso está entre o elenco. Com referências contemporâneas, ela dá forma a peças decorativas, construídas fora da métrica, seguindo um fluxo espontâneo com tons mais próximos aos encontrados no bioma mato-grossense, motivo da exposição.

Cleide Rodrigues defende a cerâmica cuiabana. Moradora da comunidade São Gonçalo Beira Rio, a artesã é uma referência na capital quando o assunto é moldar arte com as mãos. As galinhas d’angola são sua marca registrada e garantiram a cuiabana projeção nacional ao ilustrarem produtos das redes Tok Stok e Pão de Açúcar.

As digitais dos artistas plásticos Claudio Casares, Irani Laccal Gomes e Osmar Virgílio estão presentes na memória que as formas desenhadas no barro Ludmilla Brandão carregam. Além dos mestres que a ensinaram a domar técnicas da cerâmica, ela também brinca enquanto tece as figuras, usando as lembranças de quando era criança. A liberdade que flui das fontes que Ludmilla consulta deixam suas obras vibrantes e inesperadas.

O espaço estará aberto para visitação até o dia 20 de dezembro, com entrada gratuita.

*O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Serviço

Pantanal à Mão
Quando: de 29 de setembro a 20 de dezembro
Horário para visitação: de terça-feira a sábado, das 14h às 21h; aos domingos, das 14h às 20h
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá)
Entrada gratuita

 
 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024