Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 18:28 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 18h:28 - A | A

NOVA ONDA

Cidade de MT decreta quarentena obrigatória e limita horário do comércio

Com o crescente aumento no número de casos de covid-19 no estado, alguns municípios resolveram adotar medidas mais restritivas para tentar frear o avanço da doença. Em Rondolândia, o prefeito José Guedes de Souza (MDB) resolveu decretar a quarentena coletiva obrigatória até o dia 28. Para adotar a ação, ele destacou que entre os dias 25 de novembro a 08 de dezembro, 28 pessoas testaram positivo, o que coloca a cidade no nível de classificação muito alto.

Além disso, o município limitou o horário de funcionamento do comércio que poderão estar com as portas abertas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 08h às 12h, sendo proibido a abertura aos domingos e feriados. Embora o horário seja o expediente comum, nesta época do ano é normal que o comércio funcione até mais tarde por causa do período natalino, onde as compras tendem a aumentar.

 

O prefeito autorizou o desconto de seu salário no o valor correspondente ao período de vigência do decreto, determinando que o dinheiro seja destinado para ações e projetos de combate à covid-19.

Já em General Carneiro, a máscara voltou a ser obrigatória em unidades hospitalares. Em ambientes fechados e escolas, o uso do equipamento é apenas recomendado, como também a disponibilidade de álcool 70% em todos os ambientes para higienização das mãos.

Em Salto do Céu, a entrada de pessoas em estabelecimentos públicos e privados só serão permitidos com o uso de máscaras. O comércio e órgãos públicos deverão adotar protocolos de higiene, com limpeza de superfícies, como mesa e cadeiras, e banheiros com água sanitária ou cloro, além de disponibilizar álcool 70% nas entradas e saídas.

Pedra Preta e Sorriso estão determinados ao uso de máscaras faciais em todos os locais destinados à prestação dos serviços de saúde.

Dados

Desde o início da pandemia até o dia 22 de dezembro, Mato Grosso registrou 855.981 casos e 15.293 mortes pela covid-19. Nos últimos 14 dias, 11.891 pessoas foram infectadas pelo vírus e 9 morreram devido à doença.

Atualmente, 55 cidades estão no nível de classificação muito alto, ou seja, mais de 500 casos por 100 mil pessoas em 14 dias, 40 estão na situação laranja (risco alto), 27 estão no nível moderado, 11 estão com a classificação baixa e 8 estão sem classificação.

No último dia 13, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 141 municípios quanto ao aumento dos casos da covid-19 e ao atual cenário epidemiológico. Além de reforçar a importância das medidas de biossegurança, o documento ainda solicita às prefeituras informações sobre as providências que serão adotadas para reduzir a transmissão do vírus.

Atualmente, o Estado registra a baixa cobertura vacinal e alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024