Cinco unidades básicas de saúde de Cuiabá passaram a atender das 7h às 19h, sem pausa para almoço. O horário foi estendido após as unidades serem incluídas no Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, a pedido do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde da Capital.
Começaram a funcionar nesse novo horário, de forma ininterrupta, as seguintes unidades: Parque Cuiabá, Jardim Fortaleza/Santa Laura, CPA III, Bela Vista/Carumbé e Terra Nova/Canjica.
Além delas, outras quatro já funcionavam com horário diferenciado, até as 21h. São elas: as Unidades Saúde da Família do Tijucal, Parque Ohara, Clínica da Família do CPA I e Ilza Teresinha Picolli. A USF Cidade Verde também atuava até as 21h, mas, temporariamente, está atendendo até as 17h porque está em reforma.
Segundo Catarina Amorim, cointerventora de Atenção Primária, para conseguir a aprovação do Ministério da Saúde, a equipe da Intervenção garantiu equipes completas e todos os serviços funcionando.
“Temos trabalhado para oferecer à população da Capital serviços de saúde mais dignos e de qualidade. Com a homologação do Ministério da Saúde, essas unidades receberão incentivos federais de R$ 15 mil cada uma. Esse é mais um valor que ficará para a Secretaria Municipal após o período de intervenção”, destaca a cointerventora.
No horário estendido, são oferecidos todos os serviços que no horário comercial, como consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, retirada de medicamentos, vacinação, entre outros.