A aposta de uma comerciante de misturar doce com salgado para criar um panetone recheado de cachorro-quente viralizou nas redes sociais e dividiu a opinião de internautas.
Enquanto muitos gostaram do sabor um tanto quanto peculiar, outros ficaram espantados. Independentemente da aprovação dos chamados críticos da internet, a repercussão foi tão grande que surpreendeu até mesmo a inventora.
Moradora de São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, a comerciante Maria Araújo afirmou, em entrevista ao G1, que muitas pessoas a procuraram para encomendar o famigerado panetone salgado.
"Pessoas de São Paulo me ligaram querendo o panetone de cachorro-quente. Elas encomendaram e disseram que alguém virá buscar. Outras não gostaram da ideia e disseram que inventamos moda."
Panetone salgado ganha adeptos na ceia de Natal
Embora o panetone de cachorro-quente tenha viralizado recentemente nas redes sociais, o que muitos não fazem ideia é que existem outros sabores salgados.
"Temos de carne seca, três queijos e bacalhau, mas o que eu mais vendi foi de calabresa. Minha produção atualmente é somente de panetones salgados. Deixei de produzir os doces."
Ao G1, Maria também revelou que nunca foi muito chegada nos panetones convencionais. Por esse motivo, decidiu literalmente colocar a mão na massa e inventar os salgados.
"Faz mais de 20 anos que comecei a vender panetones salgados. O primeiro que criei foi um de massa folhada", conta.
Cachorro-quente
Salsicha, batata palha e cream cheese são alguns dos ingredientes utilizados no panetone de cachorro-quente. A receita foi criada pensando especialmente nas crianças.
"Criança adora salsicha, cachorro-quente, e, pensando nelas, eu criei o panetone de cachorro-quente. Pode passar requeijão, colocar geleia de pimenta, jogar parmesão por cima e colocar no forno. Vai da sua imaginação", afirma.
A massa é preparada da mesma forma que o panetone tradicional. Contudo, a receita possui menos açúcar do que a convencional.
"É feito da mesma forma que o panetone tradicional, com raspa de limão, laranja. A diferença é que tem menos açúcar, mas é uma massa folhada, uma massa de panetone, mesmo sendo cachorro-quente", diz.