Cuiabá, 18 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,07
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 14 de Abril de 2021, 17:17 - A | A

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021, 17h:17 - A | A

TRANSAÇÃO TRAVADA

Compra da Sputnik garante imunização de todos com mais de 30 anos em MT, diz governador

Tarley Carvalho
[email protected]

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik V garante a imunização de toda a população mato-grossense com mais de 30 anos de idade. A compra, que ainda está travada por falta de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já contempla as duas doses do imunizante, garante o governador. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14 de abril.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui)

“A gente está comprando 1,2 milhão dos componentes A e B, porque essa vacina é de dois componentes. Então, a gente está comprando [vacinas] pra 1,2 milhão de pessoas. Então, imagina isso pra aqui em Mato Grosso. A gente vacina até 30 anos de idade, praticamente todo mundo, rapidamente”, afirmou o democrata.

Na sequência, Mauro explicou que o uso do termo “rapidamente” se refere ao prazo de 4 meses, sendo um lote entregue por mês, entre abril e julho, caso o calendário inicial fosse executado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso tem uma população estimada em 3,5 milhões de pessoas. Não há projeções sobre essa distribuição por faixa etária. O Censo 2010, do mesmo instituto, registrou na época uma população de 3 milhões de pessoas, das quais 1,4 milhão tinham 30 anos ou mais.

No momento em que fez as projeções, o governador criticava as exigências da Anvisa para aprovar a entrada do imunizante russo no país. Mendes pontuou que a Sputnik V já está sendo utilizada em 52 países e que possui maior eficiência que outras vacinas, como a CoronaVac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O governador afirmou ainda que tem esperanças de a Anvisa aprovar a entrada do imunizante do país. Contudo, ele não descarta seguir o mesmo caminho do Estado do Maranhão, que obteve liminar no Supremo Tribunal Federal para comprar o imunizante, caso a Anvisa não dê nenhuma resposta sobre o caso até o dia 28 de abril.

Cuiabá MT, 18 de Janeiro de 2025