Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 08 de Outubro de 2022, 10:33 - A | A

Sábado, 08 de Outubro de 2022, 10h:33 - A | A

SAÚDE DA MULHER

Cuiabá intensifica programação do Outubro Rosa aos sábados

Eliana Bess | Prefeitura de Cuiabá

As ações do Outubro Rosa desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde serão intensificadas neste sábado (08) em quatro locais de Cuiabá: UBS Jardim Independência, UBS Parque Ohara, UBS Ilza Piccoli e UBS Jardim Imperial. Além de exames e palestras alusivas à saúde feminina, em algumas unidades haverá também atendimento odontológico, atividades recreativas, práticas integrativas e corte de cabelo, das 8h às 16h. Nos demais sábados do mês a programação se concentrará em unidades de saúde de outras regiões.

A proposta para o mês de outubro é atender o maior número de mulheres para a realização de exames preventivos de câncer de mama, que é o foco do Outubro Rosa, e, na oportunidade, também , exame preventivo de câncer de colo de útero (CCO).

 

“O Outubro Rosa já se consagrou como o mês em que os cuidados estão voltados para nós, mulheres, especialmente na prevenção do câncer de mama. Muitas das mulheres cuidam de toda a família e acabam olhando menos para si, então, neste mês, por força das ações de saúde que se tornam mais acessíveis, incluindo os sábados, elas terão oportunidade de buscar esses cuidados para elas mesmas”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Suelen Alliend, ao ressaltar que a rede em Cuiabá oferece mensalmente a realização de 700 exames de mamografia, e que foi estendida para realização do preventivo do colo de útero, já aproveitando a presença da mulher na unidade de saúde.

Segundo a Responsável Técnica Saúde da Mulher da SMS, Hellen Marley da Silva Anunciação, a SMS tem como meta anual a ser alcançada 23.684 exames de mamografia em mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos e exames de CCO, 57.171 em mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos.

Nos sábados a mobilização será mais intensa visando atrair as mulheres que não podem procurar o atendimento no decorrer da semana. Portanto, estará aberta ao público independente do bairro onde reside. E no decorrer da semana, durante o mês de outubro, todas as unidades de saúde estarão realizando ações alusivas Outubro Rosa, inclusive os exames de mama e CCO de modo que a população possa procurar o que estiver mais próximo da sua residência.

Neste primeiro sábado da ação, por exemplo, na UBS Jardim Independência, a população será contemplada com palestra sobre sexualidade e incontinência urinária, práticas integrativas, orientação e informação sobre o autocuidado, atendimento médico, testes rápidos e CCO, atendimento psicológico, serviço social, práticas de beleza e orientação de higienização bucal.

Na UBS Ilza Piccoli, coleta de CCO, vacinação, testes rápidos, palestras sobre o outubro rosa, atendimento odontológico, promoção e prevenção a saúde, verificação de sinais vitais, recreação e brindes para o dia das crianças, corte de cabelo feminino e masculino e torneio de futebol de rua.

UBS Jardim Imperial vai disponibilizar coleta do CCO, testes rápidos, vacinação, Auxílio Brasil e solicitação de exames.

E na UBS Parque Ohara, realização de exames preventivos, avaliação de mamas e ações de saúde feminina.

A SMS também está realizando em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, e Núcleo de Apoio a Primeira Dama, a programação do dia 13 ao dia 28, na Praça Alencastro, em Cuiabá.

EVENTOS MACROS

15/10 – UBS Tijucal.

22/10 – Altos da Serra

27/10 – UBS Guia (Rural)

29/10 – Clínica da Família

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024