Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022, 10:17 - A | A

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022, 10h:17 - A | A

FAIXA VERDE

Cuiabá terá estacionamento rotativo a partir de 2023

Nathany Gomes | Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, avaliou que, além de melhorias para os condutores, a implantação do estacionamento rotativo na região central também resultará em impactos positivos ao comércio local. Na quarta-feira (05), ele se reuniu com a empresa Artec Multimarcas, integrante do Consórcio CS Mobi Cuiabá, vencedor da licitação que assegura a implantação do sistema na Capital.

Todo procedimento é consolidado via Parceria Público-Privada (PPP), formalizada por meio da concorrência pública nº 005/2022. Neste momento, são realizados os testes de viabilidade prática da iniciativa que abrangerá três tipos de locomoção. Inicialmente, serão disponibilizadas 3 mil vagas, sendo 2,4 mil para carros e 600 para motos, além de espaços exclusivos para bicicletas, sem custos aos ciclistas.

 

Segundo Vuolo, os serviços terão valores acessíveis, diminuindo os custos aos usuários, fomentando o comércio e, consequentemente, alavancando a geração de emprego e renda. "Vamos fazer ainda algumas reuniões com os empresários para ajustar, permitindo que a população encontre maior facilidade ao vir ao centro. Quando falamos no Centro Histórico, é preciso se atentar a três pilares: arquitetônico, social e econômico", destacou o secretário.

A operacionalização do sistema ocorrerá de forma automatizada, por meio da utilização do aplicativo Digipare e parquímetros. Já o monitoramento e fiscalização da rotatividade, serão efetuados por dois veículos equipados pelo sistema OCR, em tempo real. A proposta adotada pela gestão Emanuel Pinheiro é semelhante a utilizada em países da Europa, por exemplo, e torna a mobilidade urbana da cidade mais eficaz.  

O diretor da Artec, César Mourão, explicou que o período de ocupação das vagas será de 2 horas, podendo ser renovado para menor ou igual período. Ele revelou ainda que o planejamento é ofertar até 6 mil vagas. O estacionamento rotativo está previsto para entrar em funcionamento a partir de 2023, contando com a parceria também da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

"Uma vez que estiver funcionando, a Prefeitura de Cuiabá irá avaliar, no decorrer do contrato, outros locais que serão alcançados. As vagas serão devidamente demarcadas e identificadas com sensores, seguindo o padrão tecnológico inovador", disse o diretor da empresa. 

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024