Cuiabá, 16 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,56
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021, 17:03 - A | A

Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021, 17h:03 - A | A

RENOVAÇÃO DA FROTA

Cuiabá terá mais de 100 ônibus zero km e 50% da frota climatizada até maio, anuncia Emanuel

Da redação

O prefeito Emanuel Pinheiro revelou nesta sexta-feira (8) que a frota do transporte coletivo da Capital passará a contar com 111 veículos totalmente novos a partir do mês de maio. Destes, mais de 90 serão equipados com ar-condicionado. Com isso, Cuiabá se tornará uma das primeiras capitais brasileiras a ter 50% dos ônibus em circulação totalmente climatizados.

Emanuel explicou que a frota de ônibus em Cuiabá tem 382 veículos. Com o processo de modernização, 291 veículos deverão ser climatizados até maio. O planejamento ainda prevê que esse número suba para 75% da frota até 2022 e, nos anos seguintes, chegue a 100%. Além disso, a idade média dos veículos será reduzida para 4,5 anos.

“Nos comprometemos a entregar, até junho, 50% da frota climatizada. No entanto, não vamos nem deixar chegar esse prazo. No dia 31 de maio já quero que isso esteja em funcionamento. Cada empresa assinou essa responsabilidade, que deve ser cumprida em curto prazo. Temos essa prioridade com o cidadão. É um processo de modernização que inicia pela renovação da frota, com veículos 0 km”, explicou.

A renovação da frota está prevista no contrato concessão firmado em 2019, após mais de 20 anos sem licitação do transporte coletivo. Também está em andamento o trabalho de melhoria nos abrigos de embarque e desembarque de passageiros.

EMBATE – Na segunda-feira (4), o governo do Estado notificou a Prefeitura de Cuiabá para que suspendesse a renovação da frota até a conclusão do plano funcional de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), previsto para ser entregue daqui a 90 dias.

Emanuel rejeitou o pedido, afirmando que a proposta é inviável pois prejudicaria a população cuiabana e atrasaria a renovação completa do transporte coletivo, prevista no contrato de concessão.

“Nosso plano de transformação dessa realidade já está pronto para ser executado. Então, não há essa possibilidade de atender um pedido do Estado, que tem como base uma decisão unilateral de seu comandante na troca do VLT pelo BRT. Não vamos atender isso e isso está decidido. O que vamos fazer é dar início na consolidação desse período de respeito, conforto e modernização do transporte que o cidadão merece”, argumentou o prefeito.    

Cuiabá MT, 16 de Julho de 2025