A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá adiantar, a partir desta terça-feira (23), todos os lotes de vacina recebidos na última semana para a 1ª dose, imunizando as pessoas conforme cronograma de classificação por faixa etária.
Apesar da mudança na prioridade, a Secretaria de Saúde garantiu que todos os vacinados até esta segunda-feira (22) terão a segunda dose garantida e já agendada no cartão de vacina.
A mudança da prioridade dos lotes se deu após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde neste domingo (21), autorizando que todas as vacinas armazenadas pelos estados e munícipios para a 2ª dose sejam remanejadas e utilizadas imediatamente para a 1ª dose. O objetivo é ampliar o número de vacinados no Brasil.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que "a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores".
No início da campanha, o Programa Nacional de Imunização (PNI) determinada que 50% das vacinas encaminhadas aos estados e municípios fossem reservadas para a segunda dose.