Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022, 10:58 - A | A

Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022, 10h:58 - A | A

EM RONDONÓPOLIS

Demonstrações de judô e capoeira marcam reinauguração do Ginásio Marechal Rondon

Ailton Lima | Gcom

Demonstrações de práticas esportivas de judô e capoeira por alunos da rede municipal de ensino, marcaram a solenidade de reinauguração das obras de reforma e revitalização das dependências do Ginásio Poliesportivo Marechal Rondon no centro da cidade.

A tradicional praça esportiva, que nos anos de 1980 e 90 sediou importantes eventos sociais esportivos, como campeonatos regionais, municipais e estaduais de futsal, handebol, vôlei e basquete foi ainda palco de grandes concentrações sociais e eventos políticos, religiosos e shows musicais, além de ter sido por longos anos, a sede oficial das apurações eleitorais na cidade, acabou deteriorada e carecia de uma reforma geral.

 

Mas, por se constituir em uma propriedade do Estado, legalmente o município não podia fazer investimentos no local. Foi quando o prefeito José Carlos do Pátio, iniciou tratativas com o Governo e conseguiu a cessão e transferência de propriedade do espaço para o município.

A partir daí foi feito um projeto de reforma geral e revitalização do ginásio que teve toda a sua cobertura trocada e colocadas telhas refratárias com isolantes termo acústicos, foram construídos banheiros masculino e feminino com acesso a PNEs, vestiários masculinos e femininos, e acomodações com espaços destinados à recepção das equipes esportivas. Foram construídas ainda, cabines de imprensa e transmissão, bilheterias e o mais importante foi a climatização de todo o ambiente. O projeto visou sobretudo, acessibilidade com conforto e comodidade ao público e atletas.

Na abertura da solenidade, cerca de 40 crianças de 07 a 12 anos de idade, das escolas EMEF - Alcides Pereira dos Santos e Bernardo Venâncio de Carvalho, integrantes do projeto “Arte & Educação” da Semed, realizaram uma espécie de “aulão/demonstração” capitaneado pelo professor de judô Joilson Dias de Moraes do ‘CT DOJO’, Minoru Arimoto, localizado no Jardim do Sol.

Alunos de capoeira da rede também realizaram uma roda e ao som de pandeiros e berimbaus, jogaram capoeira para os presentes. A Banda Municipal BAMUR, animou a solenidade executando o Hino Nacional e números musicais do cancioneiro popular brasileiro.

PRIORIDADE

O prefeito que liderou a solenidade, revelou que para o ano de 2023, vai priorizar a cultura e o esporte na cidade, estabelecendo programas que valorizem e fomentem as práticas esportivas em todo o município, mas que sobretudo, cheguem até a ponta, nas comunidades mais carentes. “Eu já estou investindo bastante no esporte da cidade, reformando todas as praças esportivas, campos de futebol, reformando e construindo miniestádios em vários pontos da cidade incluindo a zona rural, mas em 2023, nós vamos priorizar e investir muito mais nesse setor”, garantiu o prefeito.

Segundo ele, a parceria envolvendo as secretarias de: Educação, Esportes e Cultura vai ser intensificada. “Eu quero fazer chegar até a ponta; chegar até as comunidades carentes de trabalhadores, quero envolver e incentivar as nossas crianças no esporte, no futebol, no vôlei, na música, enfim, investir em qualidade de vida para as nossas crianças e os nossos jovens”, pontuou.

Se dirigindo aos secretários de Educação, Cultura e Esportes, Pátio, autorizou a contratação de mais monitores esportivos para o projeto Arte & Educação, cujo objetivo será ampliar a participação das crianças nos projetos sócio esportivos da rede municipal.

Conforme foi revelado pela Secretária de Educação Mara Gleibe, atualmente cerca de 800 crianças frequentam os cursos e atividades no Centro Cultural José Sobrinho.

O prefeito repassou que pretende ampliar esse número, construindo novos centros culturais em outras regiões da cidade. “O Centro Cultural José Sobrinho já esgotou a sua capacidade de atendimento. Então nós precisamos investir mais, priorizando o esporte, a cultura e a educação construindo novos centros. Eu quero que todas as nossas comunidades tenham acesso ao esporte, a música e ao laser. Quero que cresçam com qualidade de vida e sejam bons cidadãos”, finalizou o prefeito.

Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024