Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 03 de Janeiro de 2021, 11:47 - A | A

Domingo, 03 de Janeiro de 2021, 11h:47 - A | A

PREVENÇÃO

Dorner decide ampliar fiscalização para combater aumento de casos de covid-19

Da redação

Diante do aumento do número de casos de covid-19 em Sinop, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) se reuniu neste sábado (2) com secretários municipais e representantes de entidades para discutir medidas preventivas de combate ao novo coronavírus.

Conforme o gestor, fechar o comércio, por hora, está fora de cogitação. Contudo, as medidas a serem adotadas que precisam ser definidas em conjunto com a comunidade.

“Precisamos cuidar da população sem atingir a economia local, porque se não, vamos solucionar um problema, mas abrir margem para que outros apareçam. E, para que possamos manter o comércio aberto é necessário o apoio e colaboração de cada cidadão sinopense”, alerta Dorner.

Ficou definido que será formado um novo comitê gestor de crise para deliberar sobre as medidas de prevenção. Além disso, um novo decreto com medidas preventivas está sendo elaborado pela Prefeitura.

“Neste primeiro momento, vamos intensificar as fiscalizações e, principalmente, as orientações. É a intenção da atual gestão não fechar os comércios, mas, se houver resistência ou falta de colaboração dos empresários e da comunidade, medidas mais drásticas serão tomadas, porque existem algumas medidas que não dependem do município, são impostas pelo próprio Estado”, relata Valério Gobato, o secretário de Saúde.

Valério informou que também vai reorganizar a estrutura da saúde, com foco na atenção básica, para prestar um atendimento precoce a todos os casos de síndromes gripais ou suspeitos de covid-19.

“Nos próximos dias estaremos com um médico infectologista, que é autoridade nesta questão, fazendo uma adequação do kit-covid, para que os medicamentos fiquem mais descentralizados e com uma distribuição ágil, podendo tratar os pacientes de forma rápida”, explica.

A reunião contou com a presença representantes da União das Entidades (UNESIN) da Associação Comercial e empresarial (ACES) da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Associação Médica, Polícia Militar (PM) além de representantes da associações Culturais e de Bares e Restaurantes. Também participaram, os secretários de Trânsito (Major Joubert Sacramento), Governo (FairaStrapazzon), Finanças (Joselito Backes), Desenvolvimento Econômico (Klayton Gonçalves), Administração (Thiago Medina), o diretor do Procon (Vilson Barozzi) e, o procurador geral (Ivan Schneider).

Cuiabá MT, 11 de Outubro de 2024