O governo do Estado publicou nesta sexta-feira (25) um novo decreto flexibilizando as medidas restritivas adotadas devido à pandemia. Agora estão liberados os eventos de esporte amador, cinemas, museus, teatros, bares e casas noturnas.
Conforme o decreto, bares, shows, casas noturnas e congêneres estão liberados para funcionar apenas com público sentado, limitado a 50% da capacidade máxima do local e respeitando o espaçamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos ou mesas. Cinemas, museus e teatros devem seguir as mesmas regras.
Já os eventos de esporte amador estão limitados a 30% de ocupação das arquibancadas, respeitando ainda o espaçamento de 1,5 metros entre os assentos.
Além disso, devem ser respeitados os demais protocolos de saúde, com medição de temperatura na entrada, uso de máscaras, proibição do uso de brinquedos e de atividades coletivas, limpeza e desinfecção do local antes e após a realização de cada evento/sessão.
O novo decreto havia sido anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM) na última semana e era aguardado com ansiedade pelos empresários dos setores envolvidos.
Na ocasião do anúncio, Mauro destacou que as pessoas estão voltando à normalidade e que esses setores seguem sendo duramente impactados, pois estão proibidos de funcionar. Por isso, pretende permitir a reabertura, desde que seja cumprida uma série de normas de segurança, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
“Na próxima semana nós vamos editar aí alguns decretos regulamentando aí a volta de alguns setores importantes da atividade econômica. O setor de eventos, de esporte amador, e vários outros que ainda não tiveram liberações, porque nós estamos, cada dia mais, voltando à normalidade. Claro, cumprindo regras como distanciamento e uso da máscara”, disse Mauro.
Mato Grosso tem registrado queda no número de novos casos e mortes por dia. Por isso, o Estado tem dado marcha ao movimento de reabertura da economia, já que o desemprego aumentou consideravelmente durante o período de crise da pandemia.
“Nós precisamos voltar e dar a esses setores a oportunidade de continuar trabalhando, produzindo, gerando empregos e oportunidades no estado de Mato Grosso”, completou o governador.