O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou, em nota, que a proposta de antecipação de feriados feita pelo governador Mauro Mendes (DEM) não deve surtir o efeito desejado para redução do contágio pelo novo coronavírus.
O anúncio da antecipação dos feriados foi feito na última sexta-feira (19). A ideia inicial do governador é decretar feriado do dia 24 ao dia 26 de março (quarta a sexta da próxima semana), e também nos dias 1 e 2 de abril (quinta e sexta) da semana seguinte.
O prefeito, no entanto, afirma que a criação dos 'feriadões' acaba levando à circulação de pessoas nos bairros, na área rural e nos municípios vizinhos, como Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger.
Emanuel ainda pondera que Cuiabá "não é uma ilha", mas sim o centro do aglomerado urbano mais populoso do estado. Portanto, qualquer decisão que seja tomada sem apoio dos demais municípios aumenta o risco de comprometer sua eficácia.
Por isso, defende que a decisão tem que ser coletiva, sob o comando estadual, ouvindo os gestores municipais e a sociedade em geral. "De qualquer forma temos que nos unir nessa cruzada. Estamos avaliando. Tem que dar certo!", declarou o prefeito.