O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a secretária municipal Carlina Jacob assinaram nesta terça-feira (13) a Ordem de Serviço nº 001/2021 para reconstrução e restauração do imóvel denominado como Casa de Bem- Bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.
A empresa contratada para execução da obra é a Archaios Engenharia, Consultoria, Projetos e Restauração Ltda.
“Essa obra tem um grande investimento cultural, emocional, humano, social e histórico, pois resgata os valores e os costumes da população cuiabana. Como cuiabano de “tchapa e cruz fico muito orgulhoso em poder dar sequência a esse projeto, que infelizmente com as intempéries da natureza e problemas no passado, a Casa acabou cedendo no período chuvoso”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
A Casa de Bem-Bem ficou conhecida pelas grandes festas de santo, sendo uma das mais tradicionais da época. Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo era, dentre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular. Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências, com muita fartura.
“É motivo de muita satisfação estar à frente da pasta da Cultura e representar um momento tão importante como esse. É a gestão Emanuel Pinheiro que trabalha para fortalecer e resgatar o patrimônio histórico de Cuiabá”, disse a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob.
A previsão de entrega é de seis meses, com data de início programado já para a próxima semana.
“Com muito prazer e com o espírito da cuiabania, sempre presente nas ações como prefeito da Capital, principalmente quando está em discussão o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade. É um caminho sem volta para que o povo cuiabano se reencontre com seu período áureo de muitas alegrias”, concluiu o gestor. Participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Luis Cláudio Sodré e representantes da empresa contratada.
Durante a primeira etapa de restauração da casa histórica também feita pela empresa Archaios Engenharia, foram realizadas visitas técnicas com objetivo de transparência e educação patrimonial. Os encontros foram realizados às quartas-feiras e aconteciam em quatro etapas: introdução a história da Casa de Bem Bem, esclarecimentos sobre o projeto de restauração e transparência pública, recuperação arqueológica e obras de restauro da Casa. As palestras campais foram ministradas por equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), composta de arquitetos, arqueólogos e especialista em projetos e execução de restauração de patrimônio histórico.