Cuiabá, 12 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 02 de Maio de 2021, 19:54 - A | A

Domingo, 02 de Maio de 2021, 19h:54 - A | A

VACINA CUIABÁ

Emanuel inclui garis e carroceiros na prioridade da vacinação em Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou neste domingo (2) que irá incluir um novo grupo de trabalhadores em vulnerabilidade social em meio às prioridades da vacinação contra a covid-19 em Cuiabá. O lançamento da campanha de vacinação desse grupo acontecerá nesta segunda-feira (3), em evento na sede da Prefeitura de Cuiabá.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

O programa já estava previsto desde o dia 26 de abril, quando o prefeito e a primeira-dama Marcia Pinheiro visitaram albergues da capital, em uma ação executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Segundo o prefeito, o grupo inclui garis, carroceiros, catadores de recicláveis e outros trabalhadores. A iniciativa partiu de um pedido pessoal feito pela primeira-dama.

“Queremos dar prioridade, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde a essas pessoas, porque estão expostas demais. São pessoas humildes, trabalhadoras, e segundo pesquisa nacional, são o maior número de internados em enfermarias e leitos de UTIs”, explicou o prefeito.

Segundo dados do Vacinômetro, Cuiabá já aplicou 127.938 vacinas, entre 1ª e a 2ª doses, até este sábado, dia 1º de maio.

Levantamento aponta que já foram vacinados quase 72% das pessoas com mais de 60 anos em Cuiabá. Esse percentual leva em conta apenas a aplicação da primeira dose, há que mais de 52% das vacinas foram aplicadas nas três últimas semanas.

Os dados são baseados em informações da plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, em comparação com a estimativa da população dos grupos prioritários que consta no Relatório da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No momento, estão sendo vacinadas todas as pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e outros.

Cuiabá MT, 12 de Julho de 2024