Cuiabá, 15 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 14:14 - A | A

Quinta-feira, 25 de Março de 2021, 14h:14 - A | A

IRRESPONSABILIDADE

Emanuel pede investigação sobre notícia falsa que paralisou vacinação

Lorena Krebs

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), registrará nesta quinta-feira (25) um pedido de investigação sobre a origem da notícia falsa que levou à paralisação da campanha de vacinação em Cuiabá. A denúncia será apresentada à Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Civil.

A mensagem falsa circula por aplicativos de mensagens desde a última terça-feira (23) e apresenta um falso calendário de vacinação que prevê a conclusão da imunização até agosto. A informação é falsamente atribuída ao Ministério da Saúde, o que acabou gerando congestionamento no site de agendamento do Vacina Cuiabá.

Foram mais de um milhão de acessos em 24h, originados em todas as partes do mundo, mas, principalmente, de países como Nigéria e Estados Unidos. Também houve acessos de outros estados do Brasil, como Goiânia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte e São Paulo, segundo informações da Prefeitura de Cuiabá.

Além de derrubar o site da Prefeitura, a notícia falsa causou uma grande aglomeração no Centro de Eventos do Pantanal nesta quarta-feira (24), fazendo com que a vacinação fosse suspensa. A Prefeitura informou que irá retomar a campanha nesta sexta (26).

Cuiabá MT, 15 de Outubro de 2024