O líquido escuro jorra do cano e mancha as águas do Rio Cuiabá. O vídeo que tem circulado nas redes sociais nesta sexta-feira (04), mostra a prática de crime ambiental sendo cometido à luz do dia nas proximidades da ponte Sérgio Motta. Menos de 24h do Dia Mundial do Meio Ambiente, a cena chocou o internauta que gravou o momento em que as águas ficaram escuras.
"Alguém sabe me dizer o que é isso?", perguntou o internauta. (Confira o vídeo abaixo)
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Cuiabá informou que equipes fizeram levantamento da área para identificar a origem do líquido. A constatação é que o local de despejo não pertence a Cuiabá, mas à cidade vizinha Várzea Grande.
"Cabe aos gestores da cidade tomarem as medidas cabíveis, assim como acionarem a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)", informaram.
É importante lembrar que causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultam danos à saúde humana, ou que provoquem a mortalidade de animais ou destruição da flora, podem resultar em pena de 1 a 4 anos e multa. Se o crime é culposo, a pena aplicada é de 6 meses a um ano e multa.
NOTA DA SEMA
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está acompanhando a denúncia de poluição no Rio Cuiabá, por meio da fiscalização e coleta de amostras de água para análise. O local em que aparece o derramamento de substância não identificada, em um vídeo que circula na internet nesta sexta-feira (04.06), foi identificado e será vistoriado pela equipe da Sema.
Veja Vídeo: