Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10:27 - A | A

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10h:27 - A | A

PROTEÇÃO

Equipes de saúde realizam busca ativa para imunizar crianças contra a poliomielite

Da Redação

Equipes de saúde do município de Sorriso realizaram busca ativa pelos pequenos pacientes que ainda não haviam recebido a gotinha contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil. 15 crianças na faixa etária de 1 a 5 anos foram imunizados nesta quinta-feira, 25 de agosto, no bairro Fraternidade.

Kátia Dal Prá, enfermeira responsável pela sala de vacinas do PSF Fraternidade, reforça que as famílias que ainda não levaram os pequenos para vacinar, recebam as equipes em casa.

 

"É mais uma oportunidade para quem não pode levar os filhos no dia D ou que não tem como ir até a USF. Abra a porta, deixe a equipe verificar o cartão de vacinas, permita que seu filho seja imunizado e protegido contra a pólio”, recomenda Kátia.

Parcial da campanha

Desde o início da campanha, foram aplicadas 2.023 doses, o que equivale a 30,04% do total geral estipulado em 6.734 crianças na faixa etária de um até cinco anos incompletos para o Município pelo Ministério da Saúde. “Esse número é baixo e nos preocupa; é essencial proteger nossos pequenos contra a poliomielite”, frisa Kátia. A campanha segue até o dia 9 de setembro e quem ainda não imunizou só precisar procura ruma USF com o cartão SUS e o cartão de vacinas do(a) pequeno(a).

E como informação nunca é demais, é bom lembrar que no momento da matrícula ou rematrícula, as escolas exigem a caderneta vacinal atualizada, então essa é uma oportunidade para deixar tudo ok.

A poliomielite

Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, que pode infectar crianças e adultos. O contágio se dá principalmente pelo contato com fezes ou com secreções. Entre as principais sequelas estão paralisia de membros do corpo e dos músculos, dificuldade de andar, falar, atrofia muscular, crescimento diferente das pernas, pé torto e dores nas articulações.

Confira mais informações sobre a pólio

Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024