A Escola Estadual São José do Rio Claro (a 315 quilômetros de Capital) coleciona prêmios e reconhecimento nacional quando o assunto é ciências. Desta vez, três estudantes conquistam medalhas na segunda fase da Olímpiada Nacional de Ciências (ONC), além de outros quatro receberam menção honrosa. Ao todo, 11 destaques.
A escola estadual possui uma plataforma digital própria (eesaojosedorioclaro.com), com bastante conteúdo, simulados e informações importantes para que os estudantes tenham bom desempenho em olimpíadas e vestibulares. Mesmo no período sem aulas, a plataforma é atualizada pela Gestão da escola e professores.
“Em 2020, com todas as adversidades, tivemos a publicação de um livro sobre a Amazônia com redações de nossos estudantes; tivemos dois medalhistas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2020. Isso mostra que ensino integral faz toda a diferença”, assinala a diretora Aubley Zeri.
Foram medalhistas Reny Silva da Cruz Júnior (prata), João Leopoldo Diedzec e Deyse Aparecida Souza Fernandes (ambos de bronze). Como menção honrosa, aparecem os estudantes Steffanio Landgraf Chrominski, Kayanne Zampiero de Aquino Silva, Jayane Silva de Jesus e Pedro Lucca Moretti Portugal.
A segunda fase da ONC ocorreu no dia 21 de janeiro de forma remota. A prova tinha questões discursivas em que os estudantes tiveram que tirar foto de suas respostas e anexar. O resultado, no entanto, foi divulgado na quinta-feira (25.02).
“Mesmo com a pandemia e aulas remotas a escola continuou incentivando os estudantes a participarem de concursos e olimpíadas. Seguindo a tradição de nossa escola, mais uma vez tivemos estudantes premiados na Olimpíada Nacional de Ciências”, comemora a diretora.