Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 14:32 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 14h:32 - A | A

OUTUBRO ROSA

Estrutura que atenderá 100 mulheres/dia para exames preventivos entra em funcionamento

Ruan Cunha | Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, inicia na próxima semana, o atendimento da grande estrutura que será montada, na Praça Alencastro, anteriormente prevista para o pátio do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

A ideia de mudar o local para a praça pública partiu do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, co-realizador da ação, para garantir o melhor acesso das mulheres.

 

“Nós precisamos pensar em um local que esteja no centro da circulação das pessoas, para chamar atenção daquela mulher que não tem tempo e pode aproveitar o horário de almoço do trabalho; que está circulando no centro da cidade; que tem várias linhas de ônibus nas proximidades precisamos facilitar o acesso para as nossas cuiabanas” frisou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem o pontapé inicial, nesta segunda-feira (2), com a iluminação simbólica da fachada do prédio da pasta.

As atividades decorrerão por todo o mês e tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Especialidades Médicas (Cem), Núcleo de Apoio à Primeira-dama e a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MTmamma).

Entre as principais ações está a montagem de uma grande estrutura física para prestar atendimento de até 100 mulheres por dia na realização de exames preventivos ao câncer de mama e colo de útero.

“Esse trabalho pioneiro em Cuiabá irá garantir o acesso à informação e a facilidade no exame preventivo que hoje é a ausência entre as mulheres e o que faz toda diferença no combate a esse tipo de câncer”, frisou Celly Almeida, titular da pasta que retorna à secretaria após licença.

A estrutura será montada no formato de tenda de 20 x 40 metros, com consultórios estruturados e equipados em Octanorm (montagem octogonal dos stands), ambiente climatizado e toda equipe médica especializada.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra os hospitais municipais de Cuiabá, HMC e São Benedito, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, ressaltou que a adesão à campanha Outubro Rosa é importante para incentivar a prevenção.

“Montamos uma estrutura completa para o atendimento de mulheres que buscam a realização de exames, informações e encaminhamentos. Abraçamos essa ação para incentivar o autocuidado das mulheres, pois sabemos que o tratamento precoce é importante para salvar vidas”, disse Rós.

Programação

03.10 – Iluminação da Fachada

04.10 – Panfletagem (Semáforo Santa Rosa)

06.10 – Panfletagem (Shopping Pantanal)

11.10 – Panfletagem (Semáforo da Igreja Nossa Sra. Auxiliadora)

13.10 – Abertura dos Atendimentos (Estrutura)

13.10 – Panfletagem (Praça Popular)

15.10 – Caminhada e Atividades – Parque das Águas

18.10 - Panfletagem (Rodoviária)

19.10 – Panfletagem (Feira do Porto)

20.10 – Panfletagem (Shopping Estação) [MTMamma]

21.10 – Campanha MTMamma (Pit Stop) - Praça Alencastro

25.10 – Panfletagem (Chopão)

27.10 – Panfletagem (Aeroporto Marechal Rondon)

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024