Cuiabá, 13 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 13 de Junho de 2021, 17:08 - A | A

Domingo, 13 de Junho de 2021, 17h:08 - A | A

PROVA DE VALIDAÇÃO

Exame da OAB é marcado por atraso e aglomeração sob o sol quente

Bacharéis em Direito que realizam o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) neste domingo, 13 de junho, reclamam do atraso na abertura dos portões da Universidade de Cuiabá (Unic), um dos locais de prova. Com vídeos nas redes sociais, eles mostram o local aglomerado, com várias pessoas sob o tão famoso sol cuiabano. O vídeo foi publicado na página do Perrengue Mato Grosso, no Instagram.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

"Tem gente que saiu de casa 9h30 da manhã (SIC), nada dos portões abrirem. Pelo horário já estaria entrando o terceiro grupo e nada ainda. Todo mundo aqui sofrendo no sol, no calor, aglomerado. Muita falta de consideração, viu OAB?!", diz uma das candidatas que grava o vídeo.

Na mesma rede social, pessoas fazem a comparação absurda entre a aglomeração dos bares e a registrada em frente à universidade.  

Os grupos mencionados na filmagem são a estratégia adotada pela OAB para evitar justamente a aglomeração de pessoas, medida preventiva ao contágio pelo novo coronavírus. Em comunicado aos candidatos, a OAB anunciou a divisão em três grupos, por ordem alfabética e horário de Brasília: Grupo I (nomes com iniciais de A a G - 11h30); Grupo II (nomes com iniciais de H a N - 12h); Grupo III (nomes com iniciais de O a Z - 12h30).

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da OAB informou que os candidatos foram orientados a chegar com 15 minutos de antecedência e que os portões da Unic foram abertos às 10h35, com 5 minutos de atraso. O motivo para a aglomeração, segundo a nota, seria por muitos candidatos terem chegado com antecedência superior a esse prazo.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA

Em relação à abertura dos portões na Universidade de Cuiabá (Unic) local de aplicação do XXXII exame da Ordem, a Comissão de Estágio e Exame da Ordem dos advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), informa que os examinados foram orientados a chegarem 15 minutos antes do seu horário de entrada, de acordo com o escalonamento previsto.

O portão da UNIC foi aberto às 10h35, com apenas 5 minutos de atraso em relação ao horário marcado para a entrada do primeiro grupo. No entanto, alguns examinandos chegaram muito antes do previsto, provocando uma pequena aglomeração, logo dispersada. Nos outros pólos, os portões foram abertos pontualmente às 10h30. A OAB-MT informa que existem equipes alocadas em todos os locais de prova para orientar os participantes e evitar circulação desnecessária de pessoas.

O Exame de Ordem de hoje (13/06), contará com 218.903 mil participantes, distribuídos em 169 municípios pólos de provas, em todos os Estados da Federação. É o maior exame de todos os tempos. Mato Grosso possui sete pólos, totalizando 5.790 examinandos, assim distribuídos:

Barra do Garças: 454
Cáceres: 276
Cuiabá: 2890
Diamantino: 97
Rondonópolis: 688
Sinop: 1032
Tangará da Serra: 353

Comissão de Estágio e Exame da Ordem da OAB-MT
13 de junho de 2021

Cuiabá MT, 13 de Julho de 2024