Cuiabá, 08 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,46
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 30 de Maio de 2021, 15:12 - A | A

Domingo, 30 de Maio de 2021, 15h:12 - A | A

SOLIDARIEDADE

Família pede doação de sangue e plaquetas para jovem internado com leucemia em Cuiabá

Gláucia Almeida
Estadão Mato Grosso

A vida do engenheiro civil Rodrigo Carrijo, de 28 anos, natural de Rondonópolis, (218 km de Cuiabá), foi bruscamente alterada no mês de abril, quando foi diagnosticado com leucemia promielocítica aguda. Internado desde então no Hospital de Câncer em Cuiabá, ele precisa agora consumir entre uma a duas bolsas de sangue e plaquetas por dia para sobreviver.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

Esse câncer é caracterizado pela superprodução de células imaturas (blastos), que se desenvolve de forma desordenada, param de exercer a função de proteger o organismo e geram sérios problemas de coagulação e de hemorragia.

Por conta da pandemia, o estoque do banco de sangue do hospital está baixo.  Nas redes sociais, há uma mobilização dos familiares para que pessoas façam doações, convidando mais interessados em doar sangue de qualquer tipo, e não só o de  Rodrigo (A positivo).

A  contadora Joicy Carrijo, prima de Rodrigo, conta que o jovem precisa de doação de sangue com urgência, já que o estoque de plaquetas para continuidade do tratamento do primo é insuficiente.

Joice destaca que os requisitos para doação dificultam o ato de solidariedade, pois o voluntário deve ser obrigatoriamente doador regular e ter acima de 70 kg. “Infelizmente os requisitos para essa categoria de doação acabam reduzindo um pouco as nossas possibilidades, mas estamos confiantes que vai dar tudo certo, e conseguiremos as doações necessárias” afirma Joicy.

Para doar sangue ou plaquetas, o contato pode ser feito junto ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan) , em nome do paciente Rodrigo Carrijo.

É necessário o agendamento pelo telefone (65) 9 9298-4335 - falar com a captadora Nete.

Perfil do doador

- Necessita estar em boas condições de saúde;

- Ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue nos últimos 6 meses;

- Possuir, no mínimo, 70 kg;

Quais documentos levar?

O candidato deverá comparecer  no ato da doação  portando um documento original com foto recente, que permita a identificação do mesmo, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE).

Cuiabá MT, 08 de Julho de 2025