Golpistas estão utilizando uma nova modalidade para roubar dados de vítimas por meio dos telefones celulares. Agora, os criminosos têm ligado para as pessoas e simulando uma pesquisa do Sistema Único de Saúde (SUS).
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui)
De acordo com denúncia recebida pelo Estadão Mato Grosso, o golpista afirma estar fazendo uma pesquisa sobre a covid-19.
A conversa começa com o criminoso perguntando a quantidade de pessoas que moram na residência. Em seguida, a vítima é questionada se faz parte do grupo de risco. A terceira pergunta é se a pessoa teve algum sintoma da doença. Por último, o golpista pede para a vítima verificar a caixa de mensagens, alegando ter enviado um protocolo por SMS, e pede para que ela clique no link.
Assim que a açaõ é feita, o WhatsApp da vítima é clonado e um progama começa a rodar automaticamente, copiando os dados das vítimas.
O SUS, em outras ocasiões, já emitiu notas e alertou a população que não realiza nenhuma pesquisa por telefone, tampouco pede dados particulares de usuários por telefone.