Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 07 de Setembro de 2022, 12:38 - A | A

Quarta-feira, 07 de Setembro de 2022, 12h:38 - A | A

DIA DE MANIFESTAÇÕES

Grito dos Excluídos e Excluídas’ percorre ruas de Cuiabá e pede ‘democracia participativa’

g1

A 28ª edição do “Grito dos Excluídos e Excluídas: Vida em Primeiro Lugar” em Cuiabá reuniu, nesta quarta-feira (7), cerca de 200 manifestantes, segundo os organizadores. O tema deste ano é “Brasil - 200 anos de (In)dependência para quem?”.
Os participantes se reuniram na Praça do Rosário, no Bairro Lixeira, e percorreram ruas e avenidas da cidade com um carro de som até chegarem à Praça do Ipiranga, no Centro.

Entre as reivindicações do grupo, estão a “democracia participativa”, a defesa da natureza, dos direitos dos povos indígenas e quilombolas, acesso à terra, à moradia e ao trabalho no campo e na cidade.
“Vivemos um momento de instabilidade político-social no país. É um desafio, portanto, para as mudanças estruturais necessárias no Brasil para que, de fato, a gente construa um país livre e independente, democrático de fato, que possamos valer a cidadania dos brasileiros e brasileiras”, disse uma das articuladoras do ato, Marilza Schuina.

 

De acordo com ela, é preciso que o país aposte na organização popular para conquistar mais dignidade e justiça.

“Precisamos organizar as lutas para que haja, de fato, mais diálogo e que a gente seja capaz de colocar a vida em primeiro lugar”, acrescentou.
Participaram da manifestação a Arquidiocese de Cauibá, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Movimento Sem Terra (MST), Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Universidade Federal de Mato Grosso (Jura/UFMT), Fórum das Mulheres Negras de Mato Grosso e movimento LBGTQIA+, entre outros.

Ações

A edição do “Grito dos Excluídos e Excluídas” em Cuiabá começou no dia 1º de setembro, com distribuição de pão e chá na Praça Ipiranga. Durante a programação ao longo das semanas, foram realizadas rodas de conversa, sauraus e exibição de filmes.
O último evento está previsto para sexta-feira (9) com uma roda de conversa na Paróquia Sagrada Família, no Bairro Carumbé, às 19h.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024