Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 06 de Setembro de 2022, 10:17 - A | A

Terça-feira, 06 de Setembro de 2022, 10h:17 - A | A

SETEMBRO AMARELO

HMC promove ação de conscientização sobre a prevenção ao suicídio

Cristiane Guerreiro | Prefeitura de Cuiabá

Com a temática “Seus Sentimentos Importam! Sua vida também!”, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC promove a conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e orientação aos colaboradores sobre como ajudar alguém que passa por sofrimento psicológico. A ação ocorre em alusão à Campanha Nacional Setembro Amarelo.

A programação inicia no próximo dia 20 e segue até o dia 23 com palestras voltadas à temática. A responsável técnica do setor de Psicologia dos trabalhadores do HMC, Jucélia Rocha, informou que serão abordadas nas palestras, sobre importância de cuidar da saúde mental e disseminar informações que possam ajudar as pessoas a evitarem qualquer ato que comprometa o bem maior que é a vida.

 

“Muitas pessoas sofrem escondidas, solitárias e caladas com a depressão, ansiedade e outros tipos de transtornos mentais. É importante a identificação de sinais de alerta e fatores de risco no intuito de colaborar no tratamento precoce e eficaz”, ressaltou.

As palestras serão abordadas por profissionais do HMC da neuropsicologia, psicologia, psiquiatria e representante do Centro de Valorização da Vida – CVV com apoio do educador físico do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.

Para a psicóloga Vanessa Schorro, a saúde mental é o fator essencial para a qualidade de vida. “As pessoas com históricos de doença mental ou fatores de violência e traumas requerem uma atenção maior, pois tendem a desenvolver tentativas suicidas”, explicou.

Segundo Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC e Hospital São Benedito sob a gestão Emanuel Pinheiro, é de extrema importância o momento de conscientização para que os colaboradores possam debater sobre o suicídio sem preconceitos ou julgamentos.

“Aprender os sinais de alerta de suicídio e saber como ajudar ou obter ajuda e tratamento profissional, são fundamentais e podem salvar uma vida. Por entender a prevenção como o melhor remédio, a administração municipal e a diretoria da ECSP aderiram à campanha em prol da vida”, enfocou Rós.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou que a gestão se preocupa com todos e prontifica a dar o suporte necessário, alinhado ao conceito de humanização.

“Estamos cuidando não só dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, mas também dos colaboradores do HMC e Hospital São Benedito, com a promoção da saúde emocional e mental. Minha gestão implantou o projeto “Despertar: Primeiros Socorros Para a Mente”, que identifica através de ações preventivas, com todos os colaboradores, aqueles que necessitam de apoio psicológico ou psiquiátrico. É um trabalho humanizado e dedicado ao bem-estar dos colaboradores”, revelou o prefeito.

Caso necessite ou saiba de alguma pessoa que precise de apoio ou orientação, busque ajuda em uma unidade de saúde ou ligue 188 – CVV.

Contatos para atendimentos aos profissionais da saúde do HMC e Hospital São Benedito, por meio do projeto “Despertar: Primeiros Socorros Para a Mente”.

(65) 9 9933-2575 – Colaboradores do HMC

(65) 9 9921-2884 – Colaboradores do Hospital São Benedito

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024