Na primeira semana do mês de outubro é comemorada a Semana Internacional do Sorriso. Essa data é importante para conscientizar a população sobre a fissura labiopalatina, uma má formação congênita que pode alterar as funções de alimentação, fala e audição. O tratamento deve ser realizado preferencialmente por equipe multiprofissional especializada para reabilitar essas dificuldades.
As equipes do Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) prepararam uma programação especial. Além de informações à população geral, este ano será realizado treinamento das equipes e, no dia 07/10 (sábado), um mutirão de cirurgias de fissuras labiopalatinas, com programação para realização de seis a oito cirurgias.
A previsão é da utilização de duas salas de cirurgias, nas quais estarão as equipes de anestesia, cirurgia, equipe do programa de fissuras, residentes e acadêmicos.
“Essa semana é importante por vários motivos, um deles é falar sobre a fissura labiopalatina, esclarecer para a população leiga o que é essa má formação, que existe um tratamento, e que é feito aqui em Cuiabá, no HUJM e no Hospital Geral. A segunda questão é que as cirurgias que vão ser feitas irão ajudar um pouco a desafogar a fila, que não é uma fila grande, mas a gente vai ganhar agilidade em resolver o problema das crianças que serão operadas, que estão na faixa etária de quatro a sete anos”, explica o cirurgião plástico Fabricio Lucena.
Como participar
Na sexta-feira (06/10), a partir das 14h, será realizada triagem dos pacientes pré-selecionados e devidamente listados na Central de Regulação. Ou seja, serão atendidos no mutirão os pacientes que estão na fila da regulação.
“O HUJM tem um programa de excelência no tratamento desta deformidade, sendo referência em todo o estado e vizinhanças. A equipe multiprofissional conta com profissionais de diversas áreas essenciais para a reabilitação dos pacientes e atua desde 2005”, esclarece o Dr Fabrício.
Todo o tratamento necessário para os pacientes nascidos com fissuras labiopalatinas é garantido gratuitamente pelo SUS. A equipe do HUJM conta também com uma parceria com a ONG internacional Smile Train, a maior organização do mundo focada em fissuras, que apoia os atendimentos com o objetivo de que todos aqueles que necessitam tenham acesso aos cuidados.
A equipe de fissuras labiopalatinas do HUJM é porta aberta para receber os pacientes nascidos com fissuras. O agendamento pode ser realizado através do telefone ou WhatsApp pelo número (65) 3615-7224.
Rede Ebserh
O HUJM-UFMT faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo, em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.