Cuiabá, 18 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 04 de Julho de 2021, 12:04 - A | A

Domingo, 04 de Julho de 2021, 12h:04 - A | A

ANIMAIS DOMÉSTICOS

Lei que estimula a criação de bancos de sangue veterinários é sancionada

Da Redação

Afim de motivar a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos, a Lei 11.440/2021, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT) foi sancionada na última sexta-feira (02) pelo governador Mauro Mendes.
A lei institui a campanha 'Pet Sangue Bom' em Mato Grosso que visa promover uma ampla divulgação para conscientizar os tutores de animais sobre a importância do ato de doação de sangue animal.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

“Temos de começar a criar e colocar na cabeça das pessoas que os animais também precisam de sangue, e a partir disso botarmos o “Pet Sangue Bom” em ação. Afinal, muitos donos e donas de animais não sabem que eles também necessitam de doação", comentou Barranco.

A importância da doação
O sangue doado pelos pets não fará falta ao bichano. Na doação de sangue animal, são retirados poucos mililitros que nem sempre preenchem completamente as bolsas de sangue. Além disso, o sangue retirado é reposto naturalmente pelo organismo em menos de um mês.

“A campanha vai obedecer aos critérios clínicos estabelecidos pela Medicina Veterinária, o animal doador de sangue pode colaborar com muitos outros que venham a precisar de sangue. Deste modo, é necessário que haja bancos de sangue veterinários para a doação segura, bem como que se promova a conscientização dos tutores sobre a possibilidade e importância da doação de sangue animal", destacou Barranco.

O parlamentar reitera que todo o processo será feito da maneira mais organizada e profissional possível, sempre priorizando a saúde e o bem-estar do animal, bem como nos locais mais especializados e nas mãos de profissionais capacitados.

Cuiabá MT, 18 de Julho de 2024