A Prefeitura de Juara (694 km de Cuiabá) resolveu transformar o Centro de Saúde da cidade em um Hospital de Campanha, já que o único hospital público da cidade está com 9 dos 10 leitos ocupados. A unidade entrou em funcionamento nesta sexta-feira (15), com 17 leitos para atender exclusivamente pacientes de covid-19.
De acordo com a Prefeitura de Juara, o hospital de campanha funcionará com portas fechadas. Ou seja, não vai atender a população em geral, apenas receberá pacientes encaminhados pela rede de saúde com diagnóstico de covid-19. Os pacientes que já estão internados no Hospital Municipal serão transferidos para a unidade de campanha.
“A ideia da implantação do Hospital de Campanha foi devido ao Hospital Municipal não ter mais vagas para a internação de pacientes com casos agravados de covid”, explicou a secretária de Saúde, Maísa Figueiredo.
Maísa ainda orientou a população para que redobre os cuidados que ajudam a evitar o contágio pelo novo coronavírus e evite formar aglomerações, já que o sistema de saúde do município está pressionado.
“A população precisa se conscientizar que os casos estão aumentando significativamente, e se nós não tomarmos as medidas de segurança, ainda vamos sofrer um pouco”, afirmou.
A rede de saúde de Mato Grosso está prestes a entrar novamente em colapso, diante da segunda onda de infecções. Nesta quinta-feira (14), o estado registrou o maior número de novos casos em um dia, com 1.875 confirmações. No mesmo dia, foram registradas 20 mortes.