Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 10:49 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 10h:49 - A | A

DE PASSAGEM PELO BR

Lewis Hamilton recebe boné do CPX após cerimônia na Câmara dos Deputados

g1

O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton posou nesta segunda-feira (7) com o boné CPX, que ganhou notoriedade durante a eleição presidencial deste ano, ao ser usado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
 
O boné foi entregue ao automobilista britânico por Renê Silva, fundador do jornal 'Voz das Comunidades', durante a cerimônia na Câmara Federal, na qual Hamilton ganhou o título de cidadão brasileiro honorário.

A sigla CPX significa "complexo" abreviação que se refere a conjuntos de comunidades no Rio.

 

Opositores de Lula, que foi eleito presidente pela terceira vez no último dia 30, difundiram fake news sobre o significado da sigla, afirmando que seria uma referência a uma facção criminosa.

 

Título de cidadão honorário
 
Lewis Hamilton disse ter se sentido honrado com a homenagem ao receber o título de cidadão brasileiro honorário.

"É uma grande honra receber esse título, hoje. Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil", afirmou o piloto.

O projeto que concedeu a honraria a Hamilton foi aprovado em junho deste ano pela Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). O relator da resolução foi o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Na justificativa para concessão do título, Figueiredo citou a relação próxima que o piloto mantém com o Brasil, além de uma homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna no GP de São Paulo, em 2021.

Na ocasião, o inglês usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo depois de vencer a corrida.

Por se tratar de resolução, o texto não precisou ser votado no Senado e foi promulgado durante a sessão.

Na solenidade desta segunda, Hamilton voltou a homenagear Senna e o chamou de herói.

"Gostaria de dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna."

 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024